Projetos Boas Maneiras

Apresentação:
O Projeto Boas Maneiras visa à base do relacionamento em todos os aspectos de nossa vida. Seguir regras básicas da boa convivência significa respeitar os outros e exigir respeito por si mesmo. As boas maneiras no ambiente escolar são baseadas na demonstração do interesse e da consideração pelas pessoas. O sucesso das pessoas se deve em parte ao fato de saber se comportar em quase todos os ambientes e situações.
Justificativa:
Tendo em vista que todo ser humano desde pequeno deve aprender e conhecer as boas maneiras sabendo como portar-se de maneira educada e inteligente, este projeto pretende ajudar aos pais e educandos nesta tarefa.
Objetivo:
• Definir boas maneiras;
• Conhecer e saber aplicar as boas maneiras e cortesia na família, escola, projetos, refeições e vida social.
• Aplicar os princípios de vida cristã, prescritos pela Bíblia.
o Caráter: Educação mostra caráter. Deus criou o homem a Sua imagem e semelhança. Deus é uma pessoa educada.
o Auto-governo: Saber-se comportar-se de maneira correta nos lugares certos, de maneira auto-governada.
o Mordomia: Cuidar bem das boas maneiras aprendidas, aplicando-se constantemente.
o União: Em casa, na Escola, às refeições, devemos estar de acordo em relação às regras estabelecidas, para que vivamos harmoniosamente.
o Individualidade: Regras diferentes para lugares e situações diferentes.
o Semear e Colher: Ao semear atitudes de cortesia, atenção, educação, iremos colher essas mesmas atitudes de respeito para conosco.
o Soberania: Deus nos deu capacidade de tomarmos as decisões de com se comportar, de maneira correta ou não.
o Conscientizar que as boas maneiras são importante para convivência harmoniosa e feliz no meio social.
Desenvolvimento:
• Trabalho com as regras sociais gerais:
o Usar constantemente as frases: “Bom Dia”, “Boa Tarde”, “Obrigado”, “Por Favor”, “Com Licença”;
o Cumprimentar, com cortesia e atenção as pessoas conhecidas que encontrar na rua;
o Estender sempre a mão a quem nos cumprimenta;
o Não se deve, de maneira alguma, tossir, espirrar ou arrotar no rosto dos outros. Se não puder evitar o espirro ou a tosse, deve-se usar um lenço ou fazê-lo sem escândalo;
o Não se deve falar alto, ou gritar em locais públicos como: rua, supermercados, lojas, cinemas, hospitais, igrejas, etc;
o Respeitar e chamar com respeito, usando “Senhor” ou “Senhora” as pessoas mais velhas;
o Ceder lugar no ônibus para pessoas idosas, mulheres grávidas e pessoas deficientes;
o Jamais atirar pedras, tocar campainhas, ou promover “bagunça” na rua, ou qualquer lugar público;
o Não faça visitas muito longas;
o Não vá constantemente a casa dos vizinhos.
• Trabalho com as regras de “Boas Maneiras” em casa:
o Falar com educação e total respeito com os pais, irmãos e demais parentes, sem jamais gritar ou usar palavrões.
o Não deixar a campainha, interfone, ou telefone tocando por muito tempo.
o Não usar o telefone para passar “trotes” ou fazer brincadeiras indevidas.
o No telefone seja educado e verdadeiro, não grite e antes de desligar diga: Obrigado, até logo, Boa tarde, etc.
o Não contradizer seus pais na frente dos outros, se você tem alguma dúvida pergunte depois a sós.
o Receba as visitas com cortesia, educação e oferecendo o melhor.
o Jamais use de insistência, birra, com os seus pais principalmente na frente de convidados, visitas e amigos.
o Trabalho com as regras na Escola/Projeto:
 Falar com educação e total respeito com os professores e demais funcionários, sem gritar ou usar palavrões.
 Ir para escola/projeto limpo e uniformizado.
 Não correr ou falar alto nos corredores.
 Jamais zombar dos colegas que erram.
 Jamais sair da sala sem permissão dos professores.
 Não interromper de maneira grosseira professores e colegas, levantando a mão quando precisar falar.
 Não puxar as pessoas pelas mangas da blusa ou camisa, a fim de fazê-los prestar atenção a você
 Não usar termos como: burro, estúpido, besta, ou palavrões ao se referir ao colega.
 Não riscar e/ou escrever nas carteiras, paredes ou outros móveis da escola/Projeto.
 Usar o banheiro obedecendo as regras de higiene.
 Pedir permissão para entrar na sala atrasado.
 Trabalho com as regras de “Boas Maneiras” às refeições:
 Não se deve debruçar sobre a mesa.
 Não se fala nem se bebe com a boca cheia.
 Respeitar os horários de refeição.
 Ao cortar os alimentos deve-se ter o cuidado de conservar os braços unidos ao corpo.
 Ao ser convidado para um almoço, jantar, lanche, espere a pessoa que te convidou mostrar seu lugar à mesa.
 Evitar barulho na mastigação e não chupar a sopa da colher.
 Não se deve cuspir no prato pedacinhos de ossos, pedrinhas, espinho de peixe. Para isso usa-se garfo.
 Não usar a toalha de mesa como guardanapo.
 Não brincar com garfos ou facas à mesa.
 Não palitar ou limpar os dentes à mesa. Use somente o guardanapo.
 A comida deve ser levada a boca sem que a cabeça se incline a cada bocada.
 Não inclinar-se sobre os pratos servidos à mesa, peça por favor para que passe o prato desejado.
 Recusar algum alimento que lhe for oferecido, com delicadeza, agradecendo em seguida.
 Confecção de placas de sinalização sobre boas maneiras advertindo os alunos.
 Dramatização das regras em situação diversas.
 Confecção de cartazes com desenhos sobre boas maneiras.
 Álbum das boas maneiras.
 Brincadeiras para uso das regras (ex.:casinha, imaginar que estão no recreio da escola, etc.)
 Filmes.
 Dinâmicas diversas.
 Debates:
 Sou uma pessoa educada, as pessoas percebem em mim as boas maneiras?
 Quais as boas maneiras que preciso trabalhar melhor em minha vida?
Sugestões de referências bíblicas a serem trabalhadas:
 Pv. 23:12
 Ef. 4:31
 Pv. 25:11
 Pv. 12: 36
 Ef. 4:29
 Pv. 25: 17
 Pv. 26:18-19
 Mt. 5:22
Culminância
1ª) Um lanche em sala onde os alunos irão praticar as boas maneiras aprendidas durante o Projeto (Sugestão CPV’s).
2ª) “Detetive das Boas Maneiras”
Ação: Na última semana ao término do Projeto, cada aluno sorteará um amigo para policiá-lo durante toda a semana, apontando falhas e sucessos na aplicação que o detetive fez dele (Sugestão MQV’s).
Obs: O professor terá liberdade para escolher a culminância que encaixa melhor para sua turma.
Referência:
HÉLVIA, Alvim Freitas Brito. Pensando com Deus.

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