Apresentação:
O Projeto Boas Maneiras visa à base do relacionamento em todos os aspectos de nossa vida. Seguir regras básicas da boa convivência significa respeitar os outros e exigir respeito por si mesmo. As boas maneiras no ambiente escolar são baseadas na demonstração do interesse e da consideração pelas pessoas. O sucesso das pessoas se deve em parte ao fato de saber se comportar em quase todos os ambientes e situações.
Justificativa:
Tendo em vista que todo ser humano desde pequeno deve aprender e conhecer as boas maneiras sabendo como portar-se de maneira educada e inteligente, este projeto pretende ajudar aos pais e educandos nesta tarefa.
Objetivo:
• Definir boas maneiras;
• Conhecer e saber aplicar as boas maneiras e cortesia na família, escola, projetos, refeições e vida social.
• Aplicar os princípios de vida cristã, prescritos pela Bíblia.
o Caráter: Educação mostra caráter. Deus criou o homem a Sua imagem e semelhança. Deus é uma pessoa educada.
o Auto-governo: Saber-se comportar-se de maneira correta nos lugares certos, de maneira auto-governada.
o Mordomia: Cuidar bem das boas maneiras aprendidas, aplicando-se constantemente.
o União: Em casa, na Escola, às refeições, devemos estar de acordo em relação às regras estabelecidas, para que vivamos harmoniosamente.
o Individualidade: Regras diferentes para lugares e situações diferentes.
o Semear e Colher: Ao semear atitudes de cortesia, atenção, educação, iremos colher essas mesmas atitudes de respeito para conosco.
o Soberania: Deus nos deu capacidade de tomarmos as decisões de com se comportar, de maneira correta ou não.
o Conscientizar que as boas maneiras são importante para convivência harmoniosa e feliz no meio social.
Desenvolvimento:
• Trabalho com as regras sociais gerais:
o Usar constantemente as frases: “Bom Dia”, “Boa Tarde”, “Obrigado”, “Por Favor”, “Com Licença”;
o Cumprimentar, com cortesia e atenção as pessoas conhecidas que encontrar na rua;
o Estender sempre a mão a quem nos cumprimenta;
o Não se deve, de maneira alguma, tossir, espirrar ou arrotar no rosto dos outros. Se não puder evitar o espirro ou a tosse, deve-se usar um lenço ou fazê-lo sem escândalo;
o Não se deve falar alto, ou gritar em locais públicos como: rua, supermercados, lojas, cinemas, hospitais, igrejas, etc;
o Respeitar e chamar com respeito, usando “Senhor” ou “Senhora” as pessoas mais velhas;
o Ceder lugar no ônibus para pessoas idosas, mulheres grávidas e pessoas deficientes;
o Jamais atirar pedras, tocar campainhas, ou promover “bagunça” na rua, ou qualquer lugar público;
o Não faça visitas muito longas;
o Não vá constantemente a casa dos vizinhos.
• Trabalho com as regras de “Boas Maneiras” em casa:
o Falar com educação e total respeito com os pais, irmãos e demais parentes, sem jamais gritar ou usar palavrões.
o Não deixar a campainha, interfone, ou telefone tocando por muito tempo.
o Não usar o telefone para passar “trotes” ou fazer brincadeiras indevidas.
o No telefone seja educado e verdadeiro, não grite e antes de desligar diga: Obrigado, até logo, Boa tarde, etc.
o Não contradizer seus pais na frente dos outros, se você tem alguma dúvida pergunte depois a sós.
o Receba as visitas com cortesia, educação e oferecendo o melhor.
o Jamais use de insistência, birra, com os seus pais principalmente na frente de convidados, visitas e amigos.
o Trabalho com as regras na Escola/Projeto:
Falar com educação e total respeito com os professores e demais funcionários, sem gritar ou usar palavrões.
Ir para escola/projeto limpo e uniformizado.
Não correr ou falar alto nos corredores.
Jamais zombar dos colegas que erram.
Jamais sair da sala sem permissão dos professores.
Não interromper de maneira grosseira professores e colegas, levantando a mão quando precisar falar.
Não puxar as pessoas pelas mangas da blusa ou camisa, a fim de fazê-los prestar atenção a você
Não usar termos como: burro, estúpido, besta, ou palavrões ao se referir ao colega.
Não riscar e/ou escrever nas carteiras, paredes ou outros móveis da escola/Projeto.
Usar o banheiro obedecendo as regras de higiene.
Pedir permissão para entrar na sala atrasado.
Trabalho com as regras de “Boas Maneiras” às refeições:
Não se deve debruçar sobre a mesa.
Não se fala nem se bebe com a boca cheia.
Respeitar os horários de refeição.
Ao cortar os alimentos deve-se ter o cuidado de conservar os braços unidos ao corpo.
Ao ser convidado para um almoço, jantar, lanche, espere a pessoa que te convidou mostrar seu lugar à mesa.
Evitar barulho na mastigação e não chupar a sopa da colher.
Não se deve cuspir no prato pedacinhos de ossos, pedrinhas, espinho de peixe. Para isso usa-se garfo.
Não usar a toalha de mesa como guardanapo.
Não brincar com garfos ou facas à mesa.
Não palitar ou limpar os dentes à mesa. Use somente o guardanapo.
A comida deve ser levada a boca sem que a cabeça se incline a cada bocada.
Não inclinar-se sobre os pratos servidos à mesa, peça por favor para que passe o prato desejado.
Recusar algum alimento que lhe for oferecido, com delicadeza, agradecendo em seguida.
Confecção de placas de sinalização sobre boas maneiras advertindo os alunos.
Dramatização das regras em situação diversas.
Confecção de cartazes com desenhos sobre boas maneiras.
Álbum das boas maneiras.
Brincadeiras para uso das regras (ex.:casinha, imaginar que estão no recreio da escola, etc.)
Filmes.
Dinâmicas diversas.
Debates:
Sou uma pessoa educada, as pessoas percebem em mim as boas maneiras?
Quais as boas maneiras que preciso trabalhar melhor em minha vida?
Sugestões de referências bíblicas a serem trabalhadas:
Pv. 23:12
Ef. 4:31
Pv. 25:11
Pv. 12: 36
Ef. 4:29
Pv. 25: 17
Pv. 26:18-19
Mt. 5:22
Culminância
1ª) Um lanche em sala onde os alunos irão praticar as boas maneiras aprendidas durante o Projeto (Sugestão CPV’s).
2ª) “Detetive das Boas Maneiras”
Ação: Na última semana ao término do Projeto, cada aluno sorteará um amigo para policiá-lo durante toda a semana, apontando falhas e sucessos na aplicação que o detetive fez dele (Sugestão MQV’s).
Obs: O professor terá liberdade para escolher a culminância que encaixa melhor para sua turma.
Referência:
HÉLVIA, Alvim Freitas Brito. Pensando com Deus.
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