Apresentação
Houve uma época em que a música sabia seu papel, agora não mais. Provavelmente a culpa não seja da música, talvez ela tenha caído vítima de uma multidão pervertida e perdido o senso de decência. A música era em si uma ocasião especial, um evento, um motivo para se reunir. Hoje, ela está em todo lugar, igrejas, shopping, na rua, nas casas, na escola, enfim ela nos cerca por todos os lados, sendo assim, é importante avaliarmos qual têm sido a boa música e a música ruim, pois ela pode afetar a vida das pessoas na área emocional, espiritual e física. Portanto, este projeto visa trabalhar com os educandos a importância de avaliarmos que tipo de “alimento” estamos ingerindo por meio da música.
Justificativa
Por entender que as crianças e adolescentes atendidas no Centro Estudantil estão expostos a todo tipo de influências ruins, percebemos a necessidade de trabalhar o Projeto Música, por entender que esta também influência nossos pensamentos, emoções, nossa saúde e nos movimentos do nosso corpo, pois quando cantamos estamos enviando uma mensagem, contando uma história ou transmitindo uma informação. Ela também pode conduzir o individuo á depressão, tristeza, alcoolismo, drogas, orgias e morte, pois muitas não possuem princípios corretos, quebrando regras estabelecidas por Deus e pela sociedade. Queremos, portanto, ajudar os alunos a reeducarem seus ouvidos ouvindo músicas que possui conteúdo moral, princípios e valores corretos, que nos guiam a uma vida correta.
Objetivos
• Desenvolver senso crítico ao ouvir uma determinada música;
• Comparar as letras das músicas com as diretrizes, de Deus para nos na Bíblia,
• Desenvolver a iniciativa de analisar algumas letras e seus conteúdos;
• Entender que não devemos ser levados pelo ritmo e melodia sem prestar atenção na letra;
• Levar o aluno a perceber as várias maneiras em que a música afeta a vida deles;
• Mostrar que Deus criou a música como um dom maravilhoso para ser profundamente apreciado;
• Identificar como a música aparece em áreas como TV, filmes, brinquedos e em outros seguimentos, como ela é usada;
• Descobrir que a música é importante para Deus;
• Perceber como a música mexe com nossos sentimentos;
• Ajudá-los a aprender a “programar” sua alimentação musical;
• Observar o que “nossas bandas” preferidas estão proclamando;
• Analisar as letras de músicas cristãs e as diferenças entre músicas divinas e músicas profanas;
• Entender como a música pode ajudar nos cultos, no crescimento espiritual e no encorajamento;
• Entender que algumas músicas levam as pessoas a dançarem de forma imoral;
Metodologia
• Trabalhar com letras de músicas trazidas pelos alunos e analisar junto com elas a mensagem que elas trazem, observando seu conteúdo.
• Promover debates sobre artistas e suas músicas.
• Usar jornais e revistas que contenham seus artistas e conversar sobre as influências destes em seus ouvintes.
• Atividades sobre os artistas favoritos, forma de vestir, falar.
• Fazer uma pesquisa sobre cantores que se converteram e hoje cantam para adorar a Deus, como exemplo: Xandy, Carla Peres, Cezar Menotte e Fabiano, Robson, Mara Maravilha, Salgadinho, Mattos Nascimento, Lázaro, Sula Miranda.
• Montar mural com gráfico sobre as preferências musicais dos alunos.
• Promover roda de conversa sobre algumas músicas e seus conteúdos.
• Mine concurso de música na sala (alunos cantando ou dançando).
• Brincadeiras usando música.
• Promover parodias na sala.
• Promover um debate sobre o que é música espiritual, secular e profana.
• Promover criação de músicas, onde os alunos serão os compositores. Ex: pegar versículos e cantarolar, salmodiar.
• Explicar o que é música gospel, sua origem e influência nas nossas vidas.
• Análise de música e canções internacionais, ( selecionar) música secular para tradução da letra) avaliando com as crianças aquilo que elas estão cantando sem entender.
• Tentar conseguir alguém para dar um testemunho sobre a influência da música em sua vida entes de sua conversão.
• Brincar com os sons da natureza, produzir sons com nosso próprio corpo. Ex: som da chuva, batendo os dedos um a um na palma da mão.
• Fazer algum instrumento com sucata ou uma apresentação de sonoplastia explorando os sons de alguns objetos.
Desenvolvimento
O projeto musica será desenvolvido de acordo com os horários estipulado para projeto institucional. O educador terá plena liberdade para abordar o tema seguindo às diretrizes gerais do projeto música ou utilizar de outros recursos que este julgar ser útil.
Culminância
- No fim do projeto pode-se promover um mine festival de música onde os alunos fariam parodia, como algumas músicas colocando conteúdos que transmitam respeito, amor, confiança, valores de forma geral e com princípios da palavra de Deus. Cada sala teria seu momento para se apresentar, com vocais e dançarinos, é claro que caracterizados de acordo com o estilo da música, por exemplo, se for rep, os alunos devem se vestir como tal e apresentar para as outras salas.
- Também poderia fazer um culto interativo onde os alunos cantariam suas próprias músicas.
- Montar painéis de gravuras ou reportagens sobre cantores anteriormente seculares e agora são evangélicos e quais mudanças em sua vidas.
Projeto elaborado pelos educadores: Bruna Paula de Souza Beijo, Marcos Sabbadini Miranda, Tatiane Belizário e Rita de Cássia Petinelli
0 comentários:
Postar um comentário