Você é coordenador pedagógico de algum Projeto de Socialização / Escola Integrada? Então aproveite as dicas e idéias desta página para tornar sua reunião pedagógica ainda mais dinâmica!
Objetivo: União do grupo, trabalho em equipe.
Material: 2 folhas de papel para cada
participante, canetas hidrocor, fita adesiva, cola e tesoura.
Descrição: Cada membro do grupo deve desenhar
numa folha de papel uma parte do corpo humano, sem que os outros saibam. Após
todos terem desenhado, pedir que tentem montar um boneco ( na certa não vão
conseguir pois terão vários olhos e nenhuma boca... ).
Em seguida, em outra folha de papel, pedir
novamente que desenhem as partes do corpo humano (só que dessa vez em grupo).
Eles devem se organizar, combinando qual parte cada um deve desenhar. Em
seguida, após desenharem, devem montar o boneco. Terminada a montagem, cada
membro deve refletir e falar sobre como foi montar o boneco. Quais a dificuldades,
etc. ...
“Não! Não é esse o
jejum que eu quero. Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente,
que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os
que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão.
O jejum que me agrada
é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os
pobres que estão desabrigados, que dêem roupas aos que não têm e que nunca
deixem de socorrer os seus parentes.
“Então a luz da minha
salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu
Salvador os guiará, e a presença do Senhor Deus os protegerá por todos os
lados.
Quando vocês gritarem
pedindo socorro, eu os atenderei; pedirão a minha ajuda, e eu direi: ‘Estou
aqui!’ “Se acabarem com todo tipo de exploração, com todas as ameaças e
xingamentos; se derem de comer aos famintos e socorreremos necessitados, a luz
da minha salvação brilhará, e a escuridão em que vocês vivem ficará igual à luz
do meio-dia.
Eu, o Senhor, sempre
os guiarei; até mesmo no deserto, eu lhes darei de comer e farei com que fiquem
sãos e fortes. Vocês serão como jardim bem regado, como uma fonte de onde não
pára de correr água.
Em cima dos alicerces
antigos, vocês reconstruirão cidades que tinham sido arrasadas. Vocês serão
conhecidos como o povo que levantou muralhas de novo, que construiu novamente
casas que tinham caído.”
Isaías 58:6-12
"Não se
pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )
( Paulo Freire )
A construção de um rosto
a)
Orientar os
participantes para sentarem em círculo;
b) O assessor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera;
c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte:
- uma sobrancelha somente;
- passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;
- desenhar a outra sobrancelha na folha que este recebeu;
- passar novamente;
- desenhar um olho;
- passar novamente;
- desenhar outro olho;
- passar a direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).
d) Quando terminar o rosto pedir à pessoa para contemplar o desenho;
e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traços pessoais;
f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente.
b) O assessor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera;
c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte:
- uma sobrancelha somente;
- passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;
- desenhar a outra sobrancelha na folha que este recebeu;
- passar novamente;
- desenhar um olho;
- passar novamente;
- desenhar outro olho;
- passar a direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).
d) Quando terminar o rosto pedir à pessoa para contemplar o desenho;
e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traços pessoais;
f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente.
AO EDUCADOR COM CARINHO...
“Ser um educador não é uma
função apenas, é muito mais do que isso; passa a ser uma vocação, um
ministério, uma missão. Pode ser exercida em qualquer lugar, em qualquer tempo,
mas não em qualquer condição. Necessita cuidado e atenção, pois não se nasce
educador. Isto se aprende na troca generosa de saberes, na escuta acolhedora,
na doação e no serviço. A cada dia se aprende, porque um educador é um eterno
aprendiz.
O Mestre dos mestres nos
ensina em Lucas 10.21 que há um conhecimento que nem os sábios e instruídos
deste mundo são capazes de ter. Jesus agradece a Deus por tê-lo revelado aos
“pequeninos” e ainda afirma que Deus teve imensa alegria em fazer isto. Os
“pequeninos” a quem o texto se refere são todos aqueles que conseguem perceber
que em Jesus o reino de Deus se faz real. São aqueles que aceitam a tarefa de
dar continuidade à missão de Jesus. Eles estão nas favelas das grandes cidades,
nos bairros, nas pequenas vilas e lugarejos do sertão, nas comunidades
ribeirinhas. Levam as boas novas não somente com palavras, mas com testemunho e
prática de vida. Com palavras de esperança e ações de justiça, com palavras de
alegria e ações de paz.
Os verdadeiros educadores são sempre esses instrumentos vivos que fazem diferença e que deixam marcas profundas de seus ministérios entre nós.”
Os verdadeiros educadores são sempre esses instrumentos vivos que fazem diferença e que deixam marcas profundas de seus ministérios entre nós.”
Parabéns, Educador!
Adaptação
texto de Sueli Catarina
O Bordado
Quando era pequeno, minha mãe costurava muito. Eu sentava perto dela e
perguntava o que estava fazendo. Ela respondia que estava bordando.
Eu observava seu trabalho de uma posição mais baixa que ela e sempre perguntava
o que estava fazendo, pois de onde eu estava, o que ela fazia parecia muito
confuso. Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente dizia:
"Filho, saia um pouco para brincar e quando terminar meu bordado chamo-te
e sento-te ao meu colo, então poderás ver o bordado desde a minha posição".
Perguntava-me porque ela usava alguns fios de cores escuras e porque, de onde
eu estava, pareciam tão desordenados. Minutos mais tarde, escutava-a
chamando-me:
"Filho, vem, senta-te em meu colo".
Era o que eu fazia de imediato. Surpreendia-me e emocionava-me ao ver uma linda
flor ou um belo entardecer no bordado. Não podia crer! Lá de baixo parecia tão
confuso. Então minha mãe me dizia:
"Filho, de baixo para cima vias tudo confuso e desordenado, porém, não te
ocorria que havia um plano em
cima. Havia um desenho, eu só o estava seguindo. Agora,
olhando-o da minha posição saberás o que estava fazendo".
Muitas vezes na minha vida olhei para o céu e disse:
Pai, o que estais fazendo?
Ele responde: Estou bordando tua vida.
Mas está tudo tão confuso e em desordem - replico. Os fios parecem tão escuros,
porque não são mais brilhantes?
O Pai parece dizer-me:
Meu filho, ocupa-te de teu trabalho... e Eu farei o meu. Um dia, trago-te ao céu e
então, sentado em meu colo, verás o Plano - desde a minha posição.
O
que faz um educador é o amor pelas crianças; e o amor pelas crianças que teimam
em viver mesmo naqueles que já cresceram. O amor é esperto: ele sempre acha um
jeito de chegar até o lugar onde mora o objeto amado. Pois não foi isso que fez
a Rapunzel? Ela, presa na torre. O seu amor, lá embaixo, longe... Aí o seu
desejo do abraço fez seus cabelos crescerem, crescerem muito, até chegarem ao
chão. E os seus cabelos se transformaram, então, numa escada pela qual o seu
príncipe subiu até ela. Um psicanalista imaginoso diria logo: cabelos são fios
que saem da cabeça. Ora, os fios que nascem da cabeça são os pensamentos. O
amor faz nascer os pensamentos que levam até o objeto amado. É assim que
acontece com os verdadeiros educadores: eles descobrem um jeito de chegar até
as crianças.
Rubens
Alves
“Naquele momento os
discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram:
_ Quem é o mais importante
no Reino do Céu?
Jesus chamou uma criança,
colocou-a na frente deles e disse:
_ Eu afirmo a vocês que
isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças,
nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é
aquela que se humilha e fica igual a esta criança. E aquele que, por ser meu
seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim.”
Mateus 18: 1 – 4
APRENDENDO
COM AS CRIANÇAS
• Note que para a criança cada dia é diferente do
outro e o dia de hoje é que importa;
• Da vivência do dia anterior ela traz aquilo que aprendeu. Com esse aprendizado, ela encara a situação nova do dia presente dedicando a esta toda sua energia;
• Apesar de não se lembrar do erro do dia anterior, agora a criança tem consciência do mesmo;
• Ao tentar solucionar um problema, a criança está inteira, ou seja, todo o seu ser é envolvido na solução do mesmo. Ela não consegue protelar a solução de uma questão;
• Como não tem a capacidade de complicar, seus meios de superar um problema são os mais simples possíveis;
• Para a criança, pessimismo é ver os pais, irmão, amigo ou outra criança doente. E otimismo é ver um adulto com problemas sorrindo, outra criança doente sorrindo;
• Em caso de doença, a criança sente os efeitos físicos da mesma, mas não a encara como um obstáculo;
• A criança tem a capacidade excelente de guardar para sempre os bons momentos e usá-los como experiência;
• Não calcula os dias já vividos ou aqueles que virão. Como isso não tem muita importância, tem vontade de aprender sempre;
• No processo de encontrar um meio de superar um problema, a criança desiste e tenta novamente por muitas vezes, mas nunca desiste por completo.
• Da vivência do dia anterior ela traz aquilo que aprendeu. Com esse aprendizado, ela encara a situação nova do dia presente dedicando a esta toda sua energia;
• Apesar de não se lembrar do erro do dia anterior, agora a criança tem consciência do mesmo;
• Ao tentar solucionar um problema, a criança está inteira, ou seja, todo o seu ser é envolvido na solução do mesmo. Ela não consegue protelar a solução de uma questão;
• Como não tem a capacidade de complicar, seus meios de superar um problema são os mais simples possíveis;
• Para a criança, pessimismo é ver os pais, irmão, amigo ou outra criança doente. E otimismo é ver um adulto com problemas sorrindo, outra criança doente sorrindo;
• Em caso de doença, a criança sente os efeitos físicos da mesma, mas não a encara como um obstáculo;
• A criança tem a capacidade excelente de guardar para sempre os bons momentos e usá-los como experiência;
• Não calcula os dias já vividos ou aqueles que virão. Como isso não tem muita importância, tem vontade de aprender sempre;
• No processo de encontrar um meio de superar um problema, a criança desiste e tenta novamente por muitas vezes, mas nunca desiste por completo.
§ A criança é pura. Para ela, o perdão é algo muito
fácil e simples. A briga pode durar dois minutos, mas o perdão vem em menos de
dois segundos.
Adaptação do texto de Patrícia
Lopes
Equipe Brasil Escola
Equipe Brasil Escola
CARÁTER: O SEGREDO DE QUEM SABE CONDUZIR
A CRIANÇA
O
seu trabalho com crianças e adolescentes consite em conduzí-los com segurança
por uma trilha perigosa rumo a uma vida saudável de alegria, vida em
comunidade, convivência familiar em amor, relacionamento pessoal com Deus, além
de muita vontade de crescer e conquistar novos espaços.
Quem
conduz não vai na frente, mas caminha junto! Ao conduzir uma criança não se
esqueça de que é necessário caminhar junto com ela.
A
criança é a parte mais vulnerável da teia social, a que está mais sujeita a
todas as formas de violência e abousos, portanto ela precisa ser protegida.
Cada ofensa contra a integridade física e emocional agride sua dignidade, sua
inteireza e a sua condição de criatura feita à semelhança do Criador.
Precisamos protegê-la, não subjugá-la.
Além
de caminhar junto, é preciso permitir que ela nos conduza para o reino de Deus,
afinal Jesus nos disse que se não nos tornássemos como as crianças, de maneira
alguma gerdaríamos o seu reino de paz e de justiça. A criança tem a capacidade
de nos conduzir por caminhos que nós adultos talvez já renunciamos.
Trabalhar
junto às crianças pode ser a nossa grande oportunidade de sermos
rejuvenescidos, renovados no Senhor. Imite a criança na sua capacidade de
sorrir em meio à diversidade, ou na facilidade de perdoar, ou ainda na
disposição para amar com sinceridade e transparência, algo às vezes ausente em
nossas relações institucionais.
No final dessa abençoada
jornada, talvez você reconheça que Deus na sua misericórdia o colocou em
contato com as crianças para que fosse conduzido por mãos miúdas a uma terra
onde habita a paz, a justiça e o amor. Ali o poder está a serviço do amor e
seus habitentes se recusam a amar o poder. Pode ser que, por ter aprendido a
imitá-las, como Jesus nos instruiu, em vez e salvar a criança, você será salvo
por ela.
Dinâmica: O Juquinha
O comando dado a todos foi o mesmo, mas cada um teve sua
individualidade e jeito de fazer o desenho. Cada pessoa possui uma visão de
mundo diferente, porque cada um foi criado com uma cultura diferenciada e isso
completa o grupo.
Em cada situação, vemos as circunstâncias de um modo que
nos impulsionam a tomar atitudes. Por isso precisamos ter cuidado para não
precipitar.
Em um museu de Israel há uma estátua do rei Davi. Se você
observar a estátua nas laterais do museu, um pé da estátua parece ser maior do
que o outro, mas quando visto de cima no meio do museu, percebe-se que os dois
pés são do mesmo tamanho. Muitas circunstâncias parecem nos dar certeza que é
daquele jeito mesmo e muitas vezes até passamos pra frente a informação porque temos
certeza que é verdade, mas não é.
Essa é uma ilustração de como devemos ter cuidado para
não precipitar nas informações (porque nem sempre aquilo que vemos de fato é a
realidade), o que afeta a comunicação da equipe. Que Deus nos dê sabedoria para
enfrentarmos esse desafio e vencermos na caminhada em unidade dentro do
propósito do Pai para nós no Centro Estudantil.
“Você terá que aguentar as consequencias de tudo o que
disser”
Provérbios 18: 20
Dinâmica O Presente
Material necessário: uma caixa de bombom embrulhada em papel de presente e as fichas abaixo recortadas.
O facilitador da dinâmica de verá ler a primeira ficha (Parabéns!) e cada um vai passando para quem considera que tem a característica abordada.
1. PARABÉNS!
*Você tem muita sorte.
Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o
mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você
acha mais ALEGRE.
2. ALEGRIA! ALEGRIA!
Hoje é festa, pessoas
como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o
presente a quem acha mais INTELIGENTE.
3. A inteligência
nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento,
pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de
desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o
presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.
4. O mundo inteiro
clama por paz
e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza.
Parabéns! Você está
fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos
entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.
5. Diz uma música de
Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado
esquerdo do peito, dentro
do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda não é seu.
Passe-o a quem você considera DINÂMICO.
6. Dinamismo é
fortaleza,
coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de
boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem
acha mais SOLIDÁRIO.
7. Parabéns! Você prova ser
continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande
valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE
(bonito, etc...).
8. Parabéns! Elegância (beleza,
etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o
presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais SEXY.
9. Parabéns! A sensualidade torna a
presença ainda mais marcante e atraente. Mas o presente não será seu. Passe-o a
quem você acha mais OTIMISTA.
10. Otimista é aquele que sabe superar
todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos
outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É
bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você
acha COMPETENTE.
11. Competentes são pessoas capazes de
fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos
são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas
competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você
considera CARIDOSO.
12. A caridade é como diz São Paulo aos
Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver caridade
sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a
ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade
de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e
está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta,
tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o
presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.
13. Prestativo é aquele que serve a
todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir.
São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver. Você bem merece o
presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um ARTISTA.
14. Você que tem o dom da Arte e sabe
transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe
suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um
artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.
15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de
você que tem fé, pois com ela você suporta
tudo, espera e confia
porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz
o salmo 26 " O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei
medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter
fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você
não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.
16. Líderes são
pessoas que
sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e
segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que
você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda
não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.
17. Justiça! Foi preço que Jesus pagou
na cruz por nós para que fossemos justificados. E já que você é muito justo,
não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos,
desejando-lhes FELICIDADES !
Procura-se
Mais gente
para trabalhar e menos gente para criticar.
Mais gente
bem humorada e menos gente quixosa e murmuradora.
Mais gente que faz e menos gente que fala.
Mais gente
para dizer que vai dar certo e menos gente para dizer que é imporssível.
Mais gente
para dizer que vai dar certo e menos gente para dizer que é impossível.
Mais gente
para inspirar outro e menos gente para jogar balde de água fria.
Mais gente
para envolver-se nos problemas e menos gente para ficar sentada à beira do
caminho.
Mais gente
para indicar o que é certo e menos gente para mostrar o que está errado.
Mais gente
para acender uma luz e menos gente para amaldiçoar a escuridão.
Mais gente
para perseverar no casamento e menos gente que se divorcia sem lutar e
perseverar.
Mais gente
que ama a santidade e a pureza e menos gente que leva uma vida lasciva
dizendo-se de Deus.
Mais gente
que ama a generosidade e menos gente que ama o dinheiro e é avarenta.
Mais gente
que ama sua igreja e menos gente que pula de igreja em igreja.
Mais gente
que persevera na fé em meio ao sofrimento e menos gente que se desvia quando
chegam as provações.
Mais gnete
que investe e ama missões e menos gente que gasta muito com gatos e cães.
Mais gente
que firma seus valores e menos gente que abandona a família, a fé, a igreja e a
comunhão com Deus e com os irmãos.
Por Pr. Jeremias Pereira da Silva
O estimulante amorético
Faça uma caixa de remédio no modelo abaixo. Coloque dentro dela balinhas de coração e adicione a bula dobrada.
Estimulante Amorético R
Leia
com atenção antes de usar.
Composição:
Os comprimidos
contêm todas as virtudes que formam o Estimulante ‘Amorético’: amor, ética,
humildade, sinceridade, alegria, inspiração, criatividade, energia, visão,
garra paixão, persistência, didicação, integração e fé.
Informações ao paciente:
Por todas as
experiências pelas quais passamos e por tudo que temos estudado, é comprovado,
não há dúvida de que o Estimulante ‘Amorético’ é o remédio para qualquer tipo
de crise. Para que o tratamento atinja seus objetivos, é indispensável
dedicação total de corpo e alma para quem quer curar a causa e não o sintoma da
doença. Destina-se a quem está disposto a sofrer uma transformação íntima e
jamais se arrepender disto.
Efeitos colaterais:
O usuário, logo
de imediato, consegue encontrar o equilibrio necessário para identificar e
encarar seu problema. A continuidade do trabalho traz mudanças profundas no
paciente, que desenvolve uma fé consciente em Deus, além da certeza de ser peça
fundamental de sua própria vida.
Indicações:
Nos estados de
depressão, apatia, desinteresse, pessimismo, falta de motivação, baixa de
auto-estima, descontrole emocional, recomendado especialmente para pessoas que
desistiram de sonhar ou para as que desistiram de si próprias.
Contra indicações:
Nem a mais
avançada ciencia é capaz de apontar uma contra indicação para o amor, a
positividade e a energia.
Precauções:
Mantenha este
medicamento ao alcance de todas as pessoas que possam ser contagiadas.
Mantenhja tambem ao alcance de todas as crianças. Não há prazo detreminado de
validade, pode ser utilizado para toda a vida e sem o conhecimento do seu
médico.
Posologia e modo
de usar:
Adulto: 01 comprimido
por dia ao acordar ou se preferir tomar todos os comprimidos em dose única. O
resultado será surpreendente.
Crianças: O tratamento
deverá ser iniciado pelos pais que definirá a quantidade de comprimidos,
juntamente com sorrisos, carinhos, estímulo aos seus sonhos e criatividade que
fazem parte do tratamento.
Data de fabricação:
11/10/2011
Laboratório Bem Viver R
CNPJ: 00.000.000/000-00
Farmacêutica
quase responsável: Jacqueline Meirelles
Indústria
Mineira
Dinâmica O Beleléu
Esta dinâmica é excelente para aplicar em reuniões de final de ano. Distribua o Texto abaixo e leia com o grupo. Depois entregue para cada um uma bexiga e peça para encher e, enquanto soprar, pensar em tudo o que gostaria de jogar para o beleléu. Depois cada participante compartilha o que pensou e estoura o balão.
Dinâmica a árvore e os frutos
Cada participante deverá escrever dentro da maçã o fruto que deseja produzir na vida de seus educandos.
DINÂMICA DO “FIM DO MUNDO”
Categorias: jogo de cooperação. Trabalha com a união,
participação, interdependência.
Objetivos: Permite avaliar o funcionamento do próprio
grupo.
N° de participantes: sem limite de n°
Material: fichas com o nome de casais de espécies da fauna
(Cerrado, Mata Atlântica, etc), fita crepe.
Regras do jogo: não é permitido falar...
Desenrolar: Colar aleatoriamente as fichas nas costas dos
participantes sem que estes saibam de que bicho se trata. Comunicar que o mundo
vai se acabar em 10 minutos e os casais de bichos tem que ser formados para evitar
essa tragédia e garantir as futuras proles para recolonizar a Terra. Regra de
ouro: NÃO É PERMITIDO FALAR. Ao fim da dinâmica, todos os casais deverão estar
formados senão o mundo explode!!! Após a dinâmica, retornar ao grupo com a
discussão sobre o desenvolvimento da dinâmica: qtos casais foram formados? Quem
ajudou quem? Houve cooperação? Somos um grupo interessado no coletivo ou apenas
no “eu faço o meu papel”.
A Parábola do Lápis
No youtube você pode encontrar o vídeo da Parábola do lápis, uma bela história para reflexão. Clique no link abaixo e confira!
Dinâmica Caixina de Primeiros Socorros
Para incrementar o material você poderá colar uma miniatura de cada ítem que irá conter na caixinha:
A Estrelinha Verde
Era uma vez... milhões e milhões de
estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores: brancas, lilases, prateadas,
douradas, vermelhas, azuis. Um dia, elas procuraram o Senhor Deus Todo
Poderoso, o Senhor Deus do Universo, e disseram-lhe:
- Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra
entre os homens.
E Deus respondeu que já que assim desejavam,
que assim seria feito:
- Conservarei todas vocês pequeninas como são
vistas e podem descer à Terra. Conta-se que naquela noite, houve uma linda
chuva de estrelas. Algumas se aninharam nas torres das igrejas, outras foram
brincar e correr com os vaga-lumes no campo, outras misturaram-se aos
brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada. Porém,
passado algum tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o
Céu, deixando a Terra escura e triste.
- Porque voltaram? - perguntou Deus á medida
que elas chegavam ao céu.
- Senhor, não nos foi possível permanecer na
Terra, lá existe muita miséria, muita desgraça, fome, muita violência, muita
guerra, maldades e muita doença.
E o Senhor lhes disse:
- Claro, o lugar de vocês é aqui no céu. A
Terra é o lugar transitório, daquilo que passa, do ruim, daquele que cai,
daquele que morre e onde nada é perfeito. Aqui no céu é o lugar da perfeição. O
lugar onde tudo é imutável, onde tudo é eterno, onde nada perece.
Depois de chegarem todas as estrelas e
conferido seu número, Deus notou a falta de uma estrela e perguntou aos anjos
por ela. Um deles respondeu:
- A estrela que está faltando resolveu ficar
entre os homens; ela descobriu que o seu lugar é exatamente onde existe a
imperfeição, onde há limites, onde as coisas não vão bem.
- Mas, que estrela é esta? - voltou Deus a
perguntar.
- Por coincidência, Senhor, era a única
estrela desta cor. A estrela verde. A cor do sentimento da esperança.
E quando então olharam para a Terra, a estrela
já não estava só. A Terra estava novamente iluminada, porque havia uma estrela
verde no coração de cada pessoa. Porque o único sentimento que Deus não tem, é
a esperança. Deus já conhece o futuro, e a esperança é própria da natureza
humana. Própria daquele que cai, daquele que erra, daquele que não é perfeito,
daquele que ainda não sabe como será o seu futuro."
Que a estrela verde permaneça sempre em seus
corações.
DECÁLOGO PEDAGÓGICO
Como todo ofício, a docência requer cuidados e
habilidades específicas. Logo, para que a aula transcorra com sucesso e
tranquilidade, indicamos um decálogo pedagógico, com 10 instruções básicas.
Siga essas instruções e colha os frutos de seu trabalho!
1- Contextualize suas aulas.
Traga as lições para o contexto de seus alunos,
faça com que cada tema seja abordado de modo significativo, real e prático.
2- Pesquise o tema de sua lição em outros meios.
Faça uso de jornais, revistas diversas, artigos,
livros de pesquisa, Internet, etc. Isso dará subsídios para que suas aulas não
sejam cansativas ou superficiais.
3- Trabalhe as potencialidades de seus alunos.
Procure explorar o que cada aluno tem de melhor
e utilizar isso para o progresso do trabalho educativo. Todos os alunos têm
algo de interessante e especial a oferecer.
4- Dinamize suas aulas.
Aulas monótonas e rotineiras só atrapalham a
aprendizagem. Ative suas aulas com procedimentos diferentes. Mude o lugar da
aula, cante novas canções, estabeleça dinâmicas de grupo e tudo mais que
trouxer renovação e mobilização para a turma.
5- Envolva seus alunos.
Não há como o aluno aprender se ele não estiver
envolvido com o que será estudado. Mostre para sua classe que os temas
abordados têm real importância e valia. Valorize cada tópico e relacione-os com
os interesses de sua classe (que é claro, podem ser diferentes dos seus).
6- Estabeleça laços afetivos com sua classe.
É impossível ter um trabalho bem-sucedido se
você e seus alunos não tiverem bons laços afetivos. Sentimentos como
solidariedade, compreensão e carinho devem ser plantados e cultivados, caso
contrário, todo o esforço de seu trabalho será desperdiçado.
7- Trabalhe com a dinâmica de projetos educativos.
Trabalhar com projetos sugere que você
proporcione aos alunos a oportunidade de aplicarem na vida prática o que foi
aprendido em sala de aula. Permita que a turma eleja um dos assuntos enfocados
e, a partir dele, desenvolvam projetos e linhas de ação. Isso fixará o
aprendizado e proporcionará grandes chances de novos e consistentes saberes.
8- Tenha autoridade técnica, moral e profissional.
Ter autoridade técnica significa saber dar
aulas, utilizar as técnicas corretas e os procedimentos que facilitem a
aplicação da aula. Ter autoridade moral significa lidar bem com os alunos, ter
um bom relacionamento. Ter autoridade profissional significa dominar os
conteúdos que serão aplicados.
9- Opte por uma liderança democrática.
Você, como o líder da classe, tem por obrigação
conduzi-la de modo democrático, sem autocracia ou dogmatismos. Esta postura
trará resultados positivos e benéficos.
10- Não se ache o detentor do saber.
Um dos grandes erros do professor é crer que
sabe de tudo, e que só ele tem razão. O professor também aprende com os alunos
e é justamente essa troca que propicia o aprendizado.
DICAS PARA O PROFESSOR
Ter um jeito próprio de se organizar
Não existe
certo ou errado quando se fala em rotina profissional. Cada professor precisa
descobrir as ferramentas que melhor se encaixam ao seu estilo de trabalho. Pode
ser um bloco do tipo agenda, um caderno tradicional ou um arquivo de
computador.
Planejar
com antecedência
Separar o
material didático previsto para ser usado na semana seguinte e reservar um dia
para rever o roteiro de atividades é sempre bom para garantir que nenhum
detalhe seja esquecido.
Reservar espaço para estudar
Manter-se
atualizado, tanto em relação aos conteúdos quanto à prática de sala de aula, é
fundamental. Você pode fazer um mestrado, uma especialização ou apenas
estabelecer uma rotina de estudos em casa (com muitos livros e pesquisa via
internet). O que vale é crescer sempre.
Organizar
o espaço
As
atividades previstas para o dia serão desenvolvidas individualmente ou em
grupos? Prever a melhor maneira de ambientar a sala de aula é o primeiro passo.
Compartilhar o planejamento
"Contar aos alunos o
que será feito ao longo do dia é importante por dois motivos. Em primeiro
lugar, porque eles ficam mais confortáveis, sem aquela euforia de 'o que será
que vem agora?'. Depois, porque faz com que saiam da postura passiva de quem
está sempre aguardando um comando", explica Karen Elizabete Nodari,
coordenadora do núcleo de Orientação e Psicologia Educacional do Colégio de
Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Definir
as tarefas
Cada
conteúdo exige um tipo de atividade. Enquanto os alunos produzem textos ou
resolvem problemas, uma boa dica é circular pela sala, acompanhando a evolução
de cada um. "Se você decide passar um filme, por exemplo, é essencial
preparar um pequeno roteiro para a turma, com pontos a ser observados",
diz Valéria Roque.
Prever atividades
extras
Nem tudo
sai conforme o previsto, certo? Portanto, ter na manga algumas tarefas capazes
de envolver a turma é sempre bom. No dia-a-dia, isso vale também para aqueles
alunos que sempre terminam tudo antes dos outros - mas não podem ser deixados
de lado.
Antecipar a aula seguinte
Encerrar o
dia informando o que será realizado no dia seguinte é uma ótima estratégia
porque gera uma expectativa positiva e permite que os alunos se preparem melhor
ao compreender que há continuidade no processo educativo.
Trocar idéias na escola
Reuniões
com os colegas, a coordenação pedagógica e a direção são fundamentais para
revisar o planejamento e encaminhar as questões mais relevantes.
Pensar grande
"É
preciso ter uma visão de conjunto para poder planejar a rotina diária",
resume a professora Lúcia, de Porto Alegre. "Mecanismos de registro ajudam
muito nesse sentido. Alguns preferem escrever, outros preferem fazer esquemas.
Só não pode mesmo é fazer tudo de cabeça.
Ufa!
Acabou!
E aí,
quantas de nós conseguimos nos organizar bem assim? É, as vezes é difícil fazer
tudo, mas o fato é que fica bem mais fácil quando conseguimos dominar essa arte
da organização, pois o trabalho flui com intensidade quando temos tudo nos
devidos lugares, mesmo que haja imprevistos, estaremos preparados.
Bom trabalho!
MARSHMELLOW DE CARINHO
Havia uma aldeia onde o dinheiro não
entrava.
Tudo o que as pessoas compravam, tudo o
que era cultivado e produzido por cada um, era trocado.
A coisa mais importante, a coisa mais
valiosa, era a amizade.
Quem nada produzia, quem não possuía coisas que pudessem ser trocadas por alimentos ou utensílios, dava seu carinho.
Quem nada produzia, quem não possuía coisas que pudessem ser trocadas por alimentos ou utensílios, dava seu carinho.
O carinho era simbolizado por um marshmellows.
Muitas vezes, era normal que as pessoas oferecessem marshmellows sem querer
nada em troca, pois sabiam que nunca ficariam sem marshmellows.
Um dia, uma mulher muito má, que vivia
fora da aldeia, convenceu um pequeno garoto a não mais dar seus marshmellows.
Desta forma, ele seria a pessoa mais rica da cidade e teria o que quisesse.
Iludido pelas palavras da malvada, o
menino, que era uma das pessoas mais populares e queridas da aldeia, passou a
juntar carinhos e em pouquíssimo temo sua casa estava repleta de marshmellows,
ficando até difícil de circular dentro dela.
Daí então, quando a cidade já estava praticamente sem marshmellows, as pessoas começaram a guardar o pouco carinho que tinham e toda a harmonia da cidade desapareceu. Surgiram a ganância, a desconfiança, o ódio, a discórdia, as pessoas se xingaram pela primeira vez e passaram a ignorar umas as outras na rua.
Daí então, quando a cidade já estava praticamente sem marshmellows, as pessoas começaram a guardar o pouco carinho que tinham e toda a harmonia da cidade desapareceu. Surgiram a ganância, a desconfiança, o ódio, a discórdia, as pessoas se xingaram pela primeira vez e passaram a ignorar umas as outras na rua.
Como era o mais querido da cidade, o
garoto foi o primeiro a sentir-se triste e sozinho, então procurou a velha para
perguntar-lhe se aquilo fazia parte da riqueza que ele acumularia. Não a
encontrando mais, ele tomou uma decisão: pegou uma grande carriola, colocou
todos os seus marshmellows em cima e caminhou por toda a cidade distribuindo aleatoriamente
seu carinho. A todos que dava carinho, apenas dizia: Obrigado por receber meu
carinho.
Assim, sem medo de acabar com seus marshmellows,
ele distribuiu até o último carinho sem receber um só de volta.
Sem que tivesse tempo de sentir-se sozinho e triste
novamente, alguém caminhou até ele e lhe deu carinho. Um outro fez o mesmo...
mais outro... e outro... até que definitivamente a aldeia voltou ao normal.
Estes
são os meus marshmellows para você!
Não acumule
os seus marshmellows,
distribua-os a todos, alguns voltarão para você!
distribua-os a todos, alguns voltarão para você!
Dinâmica "O Bazar da Troca"
Essa dinâmica é ideal para ser aplicada em final de ano.
Coloque em uma mesa vários bombons iguais. Depois, entregue a cada um um postit e peça que escreva o que tem de bom em relação a sentimentos e ações (força, amizade, amor, paciência, etc).
Depois pedir para cada um ir até a mesa e pegar uma característica que precisa ter e relatar por que.
Dinâmica: O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO
OBJETIVOS: Exercício de integração do grupo, Podendo no entanto, ser utilizada em grupos já conhecidos, objetivando o lazer e
a descontração.
MATERIAL: Tiras de papel e lápis para cada participante.
PROCESSO: Orientar para que todos fiquem sentados em círculo.
Distribuir papeletas e lápis para cada participante.
“Cada pessoa escreverá na sua papeleta alguma coisa que gostaria que o vizinho da direita fizesse. Pode ser qualquer coisa : imitar alguém, cantar uma música, imitar um animal, etc.”
“Você deve escrever o seu nome”
Recolher todas as papeletas, dar o mote: “Aquilo que você não quer para si, não deve desejar para os outros... portanto, o que você escreveu na sua papeleta, quem vai executar é você”!
Iniciar por voluntários, até que todos tenham concluído.
Dinâmica
“O emboladão”
Esta dinâmica propõe uma maior interação
entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e
socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo. Faz-se
um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.
O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda.
Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).
Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar.
O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta. Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente! Obs: Pode ser feito também na água.
O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda.
Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).
Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar.
O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta. Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente! Obs: Pode ser feito também na água.
Dinâmica - Exercício de qualidade
Objetivo: Conscientizar os membros do grupo para observar as boas qualidades nas outras pessoas e despertá-las para qualidades até antes ignoradas pelas mesmas.
Participantes: 20
pessoas aproximadamente.
Objetivos:
Conscientizar os membros do grupo para observar as boas qualidades nas outras pessoas e despertá-las para qualidades até antes ignoradas pelas mesmas.
Conscientizar os membros do grupo para observar as boas qualidades nas outras pessoas e despertá-las para qualidades até antes ignoradas pelas mesmas.
Material: lápis e papeleta.
Descrição:
O dinamizador iniciará dizendo que, na vida diária, a maioria das vezes as pessoas observam não as qualidades, porém os defeitos do próximo. Nesse instante, cada qual terá a oportunidade de realçar uma qualidade do colega. Para isso:
O dinamizador iniciará dizendo que, na vida diária, a maioria das vezes as pessoas observam não as qualidades, porém os defeitos do próximo. Nesse instante, cada qual terá a oportunidade de realçar uma qualidade do colega. Para isso:
1. O dinamizador distribuirá uma papeleta para todos os
participantes. Cada qual deverá escrever nela a qualidade que no seu entender
caracteriza seu colega da direita.
2. A papeleta deverá ser completamente anônima, sem
nenhuma identificação. Para isso não deve constar nem o nome da pessoa da
direita, nem vir assinada.
3. A seguir o dinamizador solicita que todos dobrem a
papeleta para ser recolhida, embaralhada e redistribuída.
4. Feita a redistribuição, começando pela direita do
dinamizador, um a um lerá em voz alta a qualidade que consta na papeleta, procurando
entre os membros do grupo a pessoa que, no entender do leitor, é caracterizada
com esta qualidade. Só poderá escolher uma pessoa entre os participantes.
5. Ao caracterizar a pessoa, deverá dizer porque tal qualidade a caracteriza.
6. Pode acontecer que a mesma pessoa do grupo seja
apontada mais de uma vez como portadora de qualidades, porém, no final, cada
qual dirá em público a qualidade que escreveu para a pessoa da direita.
7. Ao término do exercício, o dinamizador pede aos
participantes depoimentos sobre o mesmo.
“Acima de tudo, amem sinceramente uns aos outros, pois
o amor perdoa muitos pecados.” I Pedro 4: 8Dinâmica: Para quem você pede o chá?
Material necessário: xícaras de chá.
Cada participante pega uma xícara de chá e diz porque está servindo essa pessoa.