Tema: Faça o Jogo do Contente.
Objetivo Geral:
- Apresentar conteúdos (literários) de valores á vida de forma lúdica, por meio do jogo de interpretação de papeis (personagens).
- Despertar o prazer da leitura e da escrita.
Objetivo Especifico:
- Conscientizar as alunas a valorizarem a vida, aproveitar as oportunidades oferecidas, aprender a superar os obstáculos e dificuldades e viver a beleza de uma vida feliz.
Tempo:
Um mês / duas vezes por semana.
Turmas:
MQV ¹ e MQV ².
Números de Jogadoras:
- Quatro jogadoras / (uma narradora) em cada grupo.
Material Necessário:
- Livro (Poliana), lápis, borracha, papel oficio, dados, tesoura, pincel anatômico, cartolina...
DESENVOLVIMENTO.
1ª Etapa
Roda de leitura – Contação de história: Através da história as alunas irão conhecer o livro e o jogo do Contente.
2ª Etapa
Dividir os grupos - Jogadoras e narradoras: Distribuir fichas com habilidades dos personagens e incentivar a turma a descrever as características deles e a desenhá-los. As narradoras recebem previamente o roteiro da história para estudá-la.
3ª Etapa
Começa o Jogo. No decorrer da aventura, a contadora age como mediadora, circulando pela sala e auxiliando as narradoras a contar a história. Para reforçar os conceitos a ser assimilados, apoiar o trabalho das narradoras sem interferir em seu processo criativo. Estimule as decisões das Jogadoras, tirando duvidas no decorre da história.
4ª Etapa
Ao fim da apresentação, permita que as Jogadoras discutam sobre os aspectos do conteúdo que concederem mais interessantes na história. Em que medidas elas influenciaram o desempenho do personagem e o desenvolvimento do Jogo? Um bom recurso é contextualizar a explicação, com situações vivenciadas no dia a dia.
Avaliação:
Pedir a turma um trabalho sobre o entendimento do conteúdo que foi abordado. Com base nas dúvidas mais comuns repassar os pontos não compreendidos e preparar exercícios.
Sugestão: É que elas intercalem enunciados tradicionais com experiências reais (dia a dia).
Jogo: Tema – Poliana.
Nome:
Turma:
Idade:
Características Físicas:
Características psicológicas:
Desvantagens:
História:
Auto Avaliação:
Você tem 50 pontos para distribuir entre suas características marcantes (positiva e negativa).
Ex: Força de Vontade.
Inteligência.
Saúde.
Amizade.
Coragem.
Sobram pontos?
Projeto elaborado por Rosemeire Bazílio.
____________________________________
Sugestões para o Concurso
• 1º Questionário (Encarte do Livro).
(sem premiação / teste de conhecimento)
• 2º Uma peça de teatro (premiação para o grupo). Opções : fantoches, dedoches, jograis...
• 3º Produção de texto.
Aplicação da Lição do Livro, a vida pessoal de cada participante.
(premiação individual)
Ps/ O questionário do encarte será digitado com cabeçalho contendo: O Logotipo da Fundação Oásis / Centro Estudantil / Nome, Turma e Data.
Projeto Poliana - Seja sempre feliz e contente
Postado por
Blog do Educador Social
on segunda-feira, 12 de abril de 2010
0 comentários:
Postar um comentário