APRESENTAÇÃO
Resiliência é um termo utilizado para definir a capacidade humana de passar por experiências adversas sucessivas sem prejuízos para o desenvolvimento. Segundo Grapeia (2004) “É a arte de transformar toda energia de um problema em uma solução criativa”.
Esse projeto visa trabalhar com educandos de baixa renda em situação de risco matriculados no Centro Estudantil da Fundação Oásis, da faixa etária entre seis a quinze anos de idade, os quais enfrentam adversidades em seu cotidiano em várias áreas de suas vidas.
Devido a essa realidade e a trajetória dessas crianças e adolescentes, é importante direcionar o trabalho de maneira que aprendam a lidar com cada situação adversa com otimismo e inteligência emocional.
Podemos encontrar exemplos de homens e mulheres na Bíblia que foram grandes resilientes enquanto viveram sobre a terra. A começar do maior exemplo que foi Jesus Cristo, assim como seus discípulos, até José do Egito e Noemi e suas noras, deixaram marcas de resiliência que servem como exemplo a gerações.
É possível passar por situações traumáticas com superação e esse é o trabalho que pretendemos desenvolver através desse projeto.
JUSTIFICATIVA
Crianças em situação de risco estão vulneráveis a vivenciar diversas situações (famílias desestruturadas, pobreza, abusos, agressões, etc) que as levam a sentir-se desprotegidas e solitárias, mesmo rodeadas de pessoas.
Mas, por que o trabalho de resiliência com essa faixa etária?
A infância é uma fase em que se absorve uma série de atitudes que influenciarão na formação do caráter e serão presentes no futuro. A aprendizagem é por imitação e no caso das crianças em questão, seus modelos, na maioria dos casos, não são bons ou coerentes.
Na adolescência muitos se tornam vulneráveis, pois é a fase do desenvolvimento em que ocorrem mudanças físicas e psicológicas; é quando o individuo começa a tornar-se independente dos pais e começa a explorar várias situações com as quais ainda não sabem lidar. Dessa forma, um adolescente pode não saber ou conseguir dizer não a um colega que ele admira e que está lhe oferecendo drogas.
Muitos são os problemas desencadeados pela falta da resiliência no caso dos sujeitos em situação de risco, a saber, depressão, ansiedade, distúrbios de comportamento ou personalidade, problemas de aprendizagem, uso de drogas, violência, abandono, etc.
A educação é um fator essencial no trabalho de resiliência, pois além de estabelecer um sentimento de proteção, os educandos serão instruídos a lidar com as adversidades de seu contexto social diário, de forma inteligente, desencadeando o processo de superação e otimismo em meio a tantos problemas.
OBJETIVOS
• Fortalecer as emoções dos educandos para que estes consigam superar as dificuldades da vida
• Levar os educandos a terem perspectivas de um futuro promissor
• Encorajar
• Praticar esportes para aumentar o ânimo e disposição
• Transformar os educandos em otimistas incuráveis
• Transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem
• Aprender a lidar com as perdas
• Cuidar e ser cuidados
• Aprender a demonstrar e receber amor e afeto
• Melhorar o humor
• Permitir-se sentir dor
METODOLOGIA
Para o trabalho com este projeto, o educador poderá se dispor de alguns recursos, como:
• Textos com lição de moral (fábulas, historias bíblicas, etc)
• Musicas cuja letra reforça a sensação de ânimo
• Confecção de um livrão com mensagens de esperança (enquanto algumas crianças escrevem, outras recortam gravuras de revistas, outras desenham, etc)
• Produção de textos espontâneos
• Produção de textos a partir de imagens, gravuras
• Dramatização de situações de superação através de teatro, fantoches, monólogos, dedoches
• Representação de historias através de aventais de histórias, mala, caixa decorada ou baú surpresa, flanelógrafo, máscaras, maquetes, etc
• Resolução de problemas matemáticos
• Incentivos (demonstração de afeto, elogios, reforço do que fazem de bom, promoção de inclusão, sendo encorajador, profetizando no vale de ossos secos, expondo talentos, etc)
• Aplicação dos sete princípios bíblicos nas atividades
• Trabalho com o fruto do Espírito (árvore feita com desenho das mãos dos educandos, cada fruto que for estudado, ir colando e encorajando-os a colocá-los em prática)
• Trabalho com trava línguas (livro Baú do Professor, manual, volume 5, editora Fapi)
• Confecção de cartazes otimistas (profissões, paisagens bonitas, etc)
• Confecção de cartões para amigos, encorajando-os
• Trabalhos manuais artesanais
• Aproveitamento das datas comemorativas de fevereiro e março
• Dinâmicas
• Filmes
DESENVOLVIMENTO
A metodologia sugerida para o projeto resiliência deverá ser desenvolvida uma vez por semana nas aulas de projeto institucional no prazo determinado.
Deverá ser aplicados diariamente nas diversas atividades, aulas, oficinas e devocionais. A aplicação da resiliência cabe às diversas situações que podem surgir em sala, no refeitório, na entrada ou saída dos educandos. Poderá ser aplicado em cada desafio proposto pelo educador, em momentos de competição (jogos variados), etc
CULMINANCIA
O encerramento do projeto será com alguma apresentação, a qual ficará a critério do educador, para outros funcionários do Centro Estudantil ou para outra turma.
Projeto elaborado por Tatiane, Rosemeire, Neide Andrade e Coordenadora Pedagógica
0 comentários:
Postar um comentário