Apresentação
Hoje é possível encontrar nos jovens, com relativa frequência algo que se costuma chamar de “filosofia do que eu quero, do que eu gosto”: porque não quero, porque não tem graça, porque aquilo é difícil… Por esse caminho vai se ficando com uma personalidade fraca, caprichosa, frouxa, como um cata-vento que gira conforme o vento do momento, inconstante, incapaz de estabelecer metas e objetivos concretos, á mercê do primeiro estimulo que chega de fora e que faz a pessoa abandonar o que estava fazendo.
É a imagem da criança mimada que tanta pena produz em quem a observa. Não ter lutado pelas coisas pequenas dia após dia foi convertendo-a um joguete das circunstâncias: trazido, levado e tiranizado pelo que a cada instante lhe pede o corpo. Esse individuo é incapaz de realizar qualquer tarefa séria, que nunca chegará a conhecer as suas próprias possibilidades.
Justificativa
Esse projeto tem o intuito de aperfeiçoar o ser humano, educar, completar e superar a si mesmo, sempre. E a educação da vontade é a estratégia dessa grande conquista.
Daí a importância de educar a vontade e conduzi-la pelo caminho do esforço, pela estrada que conduz ao melhor desenvolvimento de si mesmo. Como a palavra de Deus mesmo diz: “todas as coisas me são licitas, mas nem todas me convém” (I Coríntios 06.12 ). Que os educandos possam compreender que eles podem fazer suas escolhas, suas vontades, mas será que todas essas coisas acrescentaram resultados positivos em suas vidas?
Objetivo Geral
• Levar os educandos a perceberem a importância dos limites colocados em nossas vidas.
Objetivos específicos
• Levar os educandos a perceberem a diferença entre Vontade e Desejo.
• Saber identificar ou reconhecer a vontade de Deus para a vida de cada um dos educandos.
• Proporcionar aos educandos a afirmação do “Eu” quanto pessoa.
• Levar os educandos a socializar com os demais educando de maneira saudável.
• Trabalhar todos os princípios bíblicos enfocando o Autogoverno e assim proporcionar a autodisciplina.
• Buscar depoimentos dos educandos sobre as consequências de suas vontades.
• Pesquisar histórias de personagens bíblicos que foram abençoados pelas suas escolhas certas.
• Discutir sobre os pontos positivos e negativos quando exercemos todas as nossas vontades.
• Trabalhar o versículo: “Todas as coisas me são licitas, mas nem todas me convêm”. (I Coríntios 06.12).
• Apresentar aos educandos os “campos da vontade” (apostila de apoio).
• Aplicar a autoavaliação da Vontade.
• Trabalhar com os educandos um diálogo dirigido para desenvolver a Vontade (apostila de apoio).
Metodologia / Desenvolvimento
• Promover rodinhas de conversa com os educandos sobre Vontades.
• Discutir com eles a diferença entre Vontades e Desejos.
• Trabalhar com dinâmicas:
A escolha de cada educador de acordo com o nível da turma sobre: Autoafirmação, Quem sou eu? Através de gravuras, minhas preferências, identificação através de cores.
Sugestão de livro:
• Seja líder de si mesmo (Augusto Cury)
• Limites (Super Nany)
Sugestões de filmes:
• O mentiroso.
• O segredo dos animais.
• Vida de insetos.
• Desafiando os gigantes.
• Jardim secreto.
• Babá Mackfell
Culminância
O projeto será encerrado através da confecção de um livro, ou melhor, de uma “autobiografia” onde cada aluno irá escrever a sua história. Os educandos do CPV 1 e alguns dos alunos do CPV2 que não sabem escrever, pediremos ajuda a família para escrever a história deles e depois discutiremos em sala tudo que foi escrito e se tem realmente haver com o que eles realmente são.
Elaborado pelas educadoras Cláudia , Roberta e Rose.
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