Apresentação
Considerando as várias transformações na sociedade, sobretudo no campo das relações humanas, pode-se perceber que o ser humano tem privilegiado o “Ter”, como sinônimo de grande apego dos bens materiais, não se preocupando com o “Ser”, que pode ser definido como a busca de virtudes. Assim, este projeto visa trabalhar a auto-aceitação no educando e levando a compreender que os outros podem aceitá-lo da maneira que ele é e não pelo que ele tem.
Justificativa
O projeto foi escolhido a fim de ajudar os educandos a compreender que eles não precisam de “ter” para “ser”. Entendemos que o “ter” é apenas uma conseqüência daquilo que a pessoa é, sendo assim o mesmo irá ajudar os educandos a se aceitarem da maneira que realmente são, lançando mão das máscaras.
Objetivo
• Diferenciar o “ser” do “ter”;
• Mostrar o que o realmente “ser”, através da palavra de Deus (EX: Mulher virtuosa, Daniel na Babilônia;
• Ajudar o educando a valorizar o que ele é e o que já tem;
• Destacar as virtudes importantes que o ser humano deve ter;
• Estimular o educando a dar mais valor as qualidades que possui, do que o patrimônio material;
• Mostrar que o “ser” é eterno, pois levar uma vida toda para conseguir, enquanto o “ter” é passageiro;
• A priorização do “ter” pode gerar inúmeras frustrações quando não se alcança.
• Mostrar que não é errado “ter”, mas sua auto-valorização é que pode prejudicar.
Desenvolvimento
• Debates: -“Ter” para “ser”, ou “ser” para “ter”
– O que te faz mais feliz: “ser” ou “ter”?
• Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana e atividades relacionais;
• Intensificar o trabalho de “valores” de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam cidadãos mais felizes e o fortalecimento da autonomia dos educandos;
• Dinâmicas diversas que visam destacar valores e virtudes importantes para ser humano;
• Trabalhar os textos bíblicos:
o História de Daniel (Dn 1:8) mesmo estando na Babilônia preferiu “ser”, do que “ter”;
o Mulher Virtuosa (Pv 31:10-31);
o Buscai primeiro o Reino de Deus… Não andeis ansiosos… (Mt 6:25-34);
o Onde está o seu tesouro, ali estará seu coração;
o Seu coração está mais no “ter” ou no “ser”. Saúde ou dinheiro, caminho ou sucesso (Mt 6:21).
• Teatro: “Para que eu seja feliz e amado”)
• Trazer testemunhos de vida de pessoas aprenderam que o “ser” é melhor que o “ter” (Vídeo com Mari”);
• Canções coerentes com o tema:
“…Tua visão pra minha vida, é o que eu mais quero ter…” (Diante do Trono 12);
• Confecções manuais trabalhando os valores;
• Filmes coerentes com o tema.
Culminância
Baseado no texto de Filipenses 4:9 promover na última semana uma roda de conversa, a fim de verificar o que eles aprenderam de tudo que aprenderam, receberam e ouviram. E o que estão dispostos a fazer para mudar, e caso precise mudar, e caso precise de ajuda o educador se disponibilizará a ajudar.
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