Projeto do livro "Pai, me compra um amigo?"

Apresentação

Este projeto será aplicado a meninos da faixa etária entre 11 a 18 anos de idade da Socialização.
Utilizaremos o livro de Pedro Bloch “Pai, me compra um amigo?”. Esta obra conta a comovente historia de Bebeto, um menino diferente que quer achar seu lugar no mundo e, apesar de ter uma família com excelente condição financeira, se sentia solitário, não tinha atenção dos pais e não tinha amigos. Era discriminado por seus colegas de escola e, a realidade que o cercava, lhe tornou um menino triste, rejeitado e de baixa estima.
A narrativa tem muita riqueza literária, lingüística, mas, para efeito de aprofundamento, podem ser eleitos dois aspectos: as relações humanas e o preconceito contra o que é diferente.
Através destes aspectos pretendemos destacar o bulleng, relações familiares e que o fato de ter uma boa condição financeira não determina a felicidade.

Justificativa

O Projeto de Socialização do Centro Estudantil apresenta em seu público masculino algumas características peculiares que necessitam ser moldadas. Tendo em vista a realidade dos educandos de baixa renda, que têm um convívio familiar cercado de agressões, do tráfico, da pobreza e negligencia, percebe-se os frutos de tudo isso manifestos nas atitudes de cada educando no convívio social dentro do Projeto.
A partir dessa necessidade, propomos este projeto baseado na obra de Pedro Bloch “Pai, me compra um amigo?” somente para os meninos, afim de, através da trama do livro, realizar abordagens comparativas sobre fatores que o cercam diariamente, mesmo que eles tenham uma realidade financeira diferente do personagem principal.

Objetivos

• Promover reflexões sobre diferentes realidades financeiras e as relações sociais
• Despertar nos educandos desejo pela leitura de forma lúdica
• Trabalhar sobre as várias formas de bulleng nas relações sociais dentro e fora do Projeto de Socialização
• Promover situações de reflexão sobre as relações familiares
• Desenvolver nos educandos auto-estima
• Conscientizar os educandos sobre respeito mútuo

Metodologia

• O projeto será aplicado para todos meninos do MQV1 e MQV2 juntos
• Trabalho com a capa do livro: o que os educandos pensam do titulo do livro, isso para criar expectativas.
• Leitura individual da obra
• Leitura de um resumo dos capítulos para educandos que tem dificuldade (turno da manhã)
• Roda de conversas sobre a leitura (dois em dois capítulos)
• Roda de discussões sobre os vários tipos de bulleng
• Roda de discussões sobre relações familiares
• Estudo de texto de múltipla escolha sobre o enredo do livro
• Álbum de família – registro semanal em folha de papel craft (pregada na parede) sobre sentimentos em relação à família, com a foto da família através de colagem, desenho, escrita, etc.
• Painel contra o preconceito – cada turno fará um painel sobre preconceito e formas de solidariedade
• Encerramento: Apresentação do painel contra o preconceito
• Produção de texto
• Vídeo “O menino do pijama listrado”. Seção pipoca. As meninas ficarão na sala de jogos.

Desenvolvimento

Os educandos primeiramente serão desafiados a procurar o livro na biblioteca de suas escolas. Será anunciado que haverá premiação ao final do projeto e que estarão sendo avaliados em cada atividade que será proposta.
O educando que ficar em primeiro lugar, de acordo com a somatória da pontuação, poderá escolher um prêmio de até R$200,00. Em segundo lugar o prêmio escolhido poderá ser de até R$100,00 e em terceiro lugar de até R$50,00.
A pontuação será distribuída da seguinte forma:
1. Leitura do livro (leitura do resumo para turno da manhã, pois tem dificuldade de leitura) – 20 pontos
2. Estudo de texto de múltipla escolha – 10 pontos
3. Álbum de família – 15 pontos
4. Produção de texto – 5 pontos
5. Apresentação do painel contra o preconceito – 50 pontos
Ao final, serão distribuídos 100 pontos.
Haverá premiação especial para todos os educandos que se disporem a apresentar o painel, ganhando ou perdendo. Não deverá ser divulgado que haverá premiação para participantes, pois será surpresa.

Projeto desenvolvido por Claudia Bueno, Tatiane Belizário e Coordenadora Pedagógica

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