Projeto Solidariedade

Apresentação
As atividades solidárias fazem parte da cultura brasileira e fato este que vem amenizando algumas carências da parcela de menor - ou nenhum - poder aquisitivo da população, porém que reflete, também, uma característica notável no povo brasileiro: a solidariedade – capacidade de compartilhar dos sofrimentos de outras pessoas e, literalmente, colocar a mão no bolso para ajudá-las. Comprovando a solidariedade de nosso povo, instituições criadas exclusivamente para esse fim, que existem em grande número, em praticamente todas as cidades brasileiras. Além de arrecadar e distribuir, entre os carentes, alimentos, agasalhos, etc., essas instituições normalmente concentram seus trabalhos com crianças, promovendo sua educação, e com idosos, amparando-os e promovendo sua socialização. Observa-se, então, que a solidariedade ultrapassa o âmbito da ajuda financeira, realizada através da doação de alimentos, roupas, remédios, e chega ao âmbito da educação. Seja essa educação formal ou não formal, o objetivo é sempre educar as crianças e adolescentes para a vida, de modo que elas se tornem cada vez mais independentes e possam, em um curto espaço de tempo, ajudar ao invés de serem ajudadas. E nessa tarefa as instituições de solidariedade/caridade têm sido exemplares, contribuindo, juntamente com as igrejas e outras organizações sociais, na obrigação do Estado de regular a sociedade.
É bem sabido que essas atividades não resolvem definitivamente os problemas sociais, que, em última análise, têm sua origem na distribuição da renda no país. Porém, servem para amenizar a situação de calamidade de muitas famílias, dando comida a quem não a tem, e principalmente oferecendo esperanças e perspectivas de uma vida melhor para muitas pessoas.
Justificativa
Os problemas sociais, hoje existentes, são frutos de um fator histórico onde o Brasil engendrou-se como colônia de exploração, de um processo de industrialização que não serviu para corrigir as distorções sociais e da falta de uma política voltada para o âmbito nacional.
Na atual globalização observamos uma dicotomia social, onde a mídia atuante induz a sociedade brasileira a um padrão de consumo que não condiz com a sua realidade, tornando os jovens alvos preferenciais desse consumismo e distanciando-os dos problemas sociais.
Diante desse quadro, faz-se necessário a conscientização crítico-social dos nossos educandos como forma de mudar essa realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos.
Objetivo geral
Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno.
Objetivo específicos
  • Despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária dos mesmos junto a comunidades carentes mais próximas;
  • Descobrir o valor das ações solidárias, voluntárias e que eles possam perceber que não há recompensa maior nessas atividades do que compartilhar a alegria, mesmo que por alguns instantes, com aquelas pessoas que além de sentir fome, são abandonadas;
  • Reconhecer que são a nova força capaz de humanizar o mundo;
  • Fomentar o sentido de solidariedade entre os educandos.
 Metodologia
  • Documentário e textos sobre a catastrofe climática no Brasil e mundo;
  • Promover debates sobre o tema;
  • Produção de maquete, reportagens, paisagens, filmes, fotos entre outro;
  • Criar projetos com resouluções para as tragédias das chuvas;
  • Produção de texto de como exercer a solidariedade com a família, amigos e comunidade;
  • Dinâmicas que envolvam demonstrações de solidariedade;
  • Diferenciação do que é solidariedade ou autopromoção;
  • Aplicação dos sete princípios bíblicos;
  • Trabalho com história que retratrm bem o papel de uma pessoa solidária;
  • Levar os educando a desenvolver o senso crítico, em relação a filmes, novelas, desenhos, programas interativos que passam uma falsa imagem do que é solidariedade;
  • Proporcionar vivências individuais e coletivas que propiciarão aos educandos a explorar as várias formas de exercer a solidariedade;
  • Articular com os educandos uma campanha solidária. As doações arrecadadas serão entregues por eles em sua comunidade. Tema: brinquedo, leite;
  • Ajudar os educandos a reconhecer e eliminar as barreiras que os impedem de exercer a solidariedade entre si;
  • Abrir caminho para que os educandos compatilhem e desabafem seus sentimentos em realção a falta de solidariedade.
 Culminância
1ª semana solidária CE. Exercendo a solidariedade nesta semana os educandos irão confeccionar, de acordo com poemas, poesias e trabalhos manuais (para serem entregue em abrigos, asilos, presídios ou para pessoas próximas.
Visitas: abrigos, asilos (casa das vovós) e outros projetos da compassion
 *Anexos: indicações de filmes, documentário e citações bíblicas
 Referências
Solidariedade - Um olhar sobre a realidade – Prof. Cléber Roger Rocha e Prof. Lidiane Loiola de Oliveira
 Projeto elaborado pelos educadores Marcos, Cláudia, Neide e Rose

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