Projeto Identidade

Apresentação:

Nos tempos atuais, podemos perceber crianças e jovens que não sabem qual é sua identidade, outros mesmo nem sabem o que significa essa palavra. Outros, nem mesmo sabem o valor real de se ter uma identidade, algo próprio, totalmente individual.
As crianças e adolescentes buscam sempre um referencial. Se família, amigos, etc. sempre estão à procura de alguém que possam se espelhar, isso de forma até inconsciente.
Diante de tantos tipos de pensamentos, personalidades e caráter, buscamos trabalhar com nossos educandos uma forma de se perceberem como sujeitos individuais, capazes de ter suas próprias opiniões, promovendo atividades que desenvolvam autonomia, conhecimento de si em sua total individualidade e se percebendo como sujeito que pode influenciar e ser influenciado.
A partir desse ponto, tendo em vista a realidade de cada educando, assim como da comunidade em que residem, procuramos através deste projeto formas de trabalhar tanto o sujeito social quanto o individual, lenvando-os a não serem influenciados por aquilo que eles sabem que não será bom para o futuro através de atividades que os leve a conhecer a si próprio, seus desejos, seus sonhos e as oportunidades que os rodeiam.

Justificativa:

Tendo em vista a necessidade de cada criança e adolescente de se perceber como ser social que possui suas individualidades próprias, percebemos a necessidade de elaborarmos um projeto cujas atividades e dinâmicas levem os educandos ao resgate de sua identidade.

Objetivos:

 Conscientizar os educandos o significado de se ter uma identidade;
 Promover momentos em que possam trazer algo de sua infância para apresentar para os colegas;
 Transmitir os valores éticos necessários para a convivência social;
 Explicar que identidade não é somente um registro que temos (documento), mais é algo que não é dado nem feito, ela é desenvolvida com o passar dos anos;
 Desenvolver a imagem que cada educando passa de si mesmo para outras pessoas;
 Conscientizar os educandos sobre a importância de ser ter o registro, a identidade (documento);
 Proporcionar um evento em que todos os educandos possam tirar seu RG;
 Conhecer os documentos de identidade (certidão de nascimento, RG, certidão de casamento, etc)
 Trabalhar as diferenças através do livro “Ninguém é igual a ninguém”;
 Conscientizá-los a respeito do que é o Bullying;
 Refletirmos sobre as conseqüências que o ato Bullying, trás para nossas vidas e para a vida de outras pessoas.
 Trabalhar com auto-aceitação;
 Trabalhar com os adolescentes a busca do referencial de ser nos outros.

Desenvolvimento:

O projeto será desenvolvido nos dias do Projeto Institucional, que é uma vez por semana, podendo ser trabalhado também diariamente aproveitando as oportunidades que forem dadas através de conversas informais, etc.

Metodologia:

Segue algumas sugestões para trabalhar o Resgate da Identidade:
 Rodinhas de conversas sobre o tema;
 Trabalhar a historia dos nomes assim como seus significados;
 Criar situações problemas, para que a identidade de cada um possa ser trabalhada;
 Montagem de uma peça teatral sobre o tema do projeto;
 Discutir sobre as imagens que a mídia transmite como referencial;
 Conseguir através de uma parceria com a Policia Militar a carteira de identidade para os educandos (para serem feitas na própria entidade);
 Mostrar que através de filmes e desenhos não temos como conhecer a identidade daquelas pessoas porque ali elas estão representando algo ou alguém e não eles mesmos;
 Produção de texto sobre quem sou eu?
 Reportagens sobre Bullying e suas conseqüências;
 Levar os alunos a pensarem o porquê te tantas brigas, inimizades através de roda de conversas;
 Para as turmas das crianças menores, expressarem através de desenhos quem são eles;
 Desenvolver o Jogo das cores, do livro Ninguém é igual a ninguém;
 Trabalhar com projeto “Aperte o Cinto”, do livro Ninguém é igual a ninguém;
 Trabalhar com o texto Identidade, do livro Tantas palavras, página 17;
 Aplicar o teste de Personalidade (Psicóloga Ivana);
 Pesquisas sobre a origem do nome;
 Filmes: Happy Feet, Os selvagens, Os sem florestas, Se eu fosse você I, Desafiando os gigantes, A Virada, Escritores da liberdade, A voz do coração etc.
 Dinâmicas de grupo “Quem sou eu”? Para os MQV’s.
 Trabalho com documentos de identificação;
 Exposição de objetos da infância dos educandos;
 Roda de conversas sobre o que mais gostam de fazer, prato predileto, etc.
 Discussões e debates sobre o que desejam ser quando crescer, o que têm feito para alcançar seus sonhos;
 Dinâmicas variadas que promovam o reconhecimento do individuo como ser individual e social.

Culminância:

O projeto terá encerramento através de uma mostra de desenhos ou frases, momentos de conversas, onde os educandos poderão expressar o que o projeto Resgate da Identidade lhes acrescentou, trazendo transformações para suas vidas.

Projeto elaborado por Neide Ferreira A. Santos e Roberta Flávia R. Tamietti e Coordenarora Pedagógica

0 comentários:

Postar um comentário