Reflexões para o Educador Cristão

PAIS E MÃES ESPIRITUAIS

Texto base: Filemon 1: 9 - 19
“Portanto, eu lhe faço um pedido em favor de Onésimo, que é meu filho por estarmos unidos com Cristo, pois, enquanto eu estava na cadeia, tornei-me o pai espiritual dele.” Filemon 1: 10

Reflexões sobre o texto:
  - Objetivo da carta: Paulo pede a Filemon que perdoe Onésimo, o escravo fugitivo
 - Significado do nome Onésimo: inútil (versículo 11)
A carta não fala o que Onésimo fez, mas dá a entender que roubou algo (porque no versículos 18 e 19 Paulo diz que, se Onésimo deve algo a Filemon, ele pagaria).
Onésimo foi filho na fé de Paulo (versículo 10)
 - Paulo pede a Filemon para receber Onésimo como se fosse ele mesmo (versículo 17)


Pela fé Abraão foi pai de multidões.
“Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” (Hebreus 11:12-13)
“Há mulheres que têm filhos e há as que não tiveram filhos naturais, mas essa condição não as impede de ser mães. Elas podem ter filhos espirituais, que também são uma bênção dada por Deus.” (Pastor Márcio Valadão) 





2013 - O ANO DA SANTIDADE - ACRÉSCIMO DOS EDUCADORES =)

VALORES - Padrão do mundo e padrão cristão do que se deve fazer
Lutando contra o extinto humano/cultura adquirida que não agrada a Deus/ carne

Comportamento humano
Valores do mundo / Obras da carne em nós
Valores do Reino de Deus - Obras do Espírito em nós
Autoritarismo
Algo imposto (Ex. Saul). A pessoa se excede no exercício da autoridade que é investida. Domínio de uma pessoa sobre outra através do poder financeiro, econômico ou pelo terror e coação. Governar segundo caprichos pessoais e sem qualquer referência afetiva. Não admite duas contradições.
Reconhecidos como autoridade (Ex. Gideão e Jesus). Rm 13: 1-2 - Toda autoridade é constituída por Deus. Devemos honrar até mesmo as autoridades más. Davi honrou Saul (Sm 26: 7-9). Autoridade reconhecida por Deus. Se confronta quando erra (1Sm 24: 4-9).
Ativismo
Independência de Deus, ansiedade; correria / auto-suficiência / orgulho.
Não andeis ansiosos Fp 4: 6-7; entrega teu caminho ao Senhor Sl 37: 5; Fiz calar e sossegar a minha alma Sl 131
Julgar
Julga as atitudes para saber quem a pessoa é. “Diga-me com quem andas que eu te direi quem és”; mostre aos outros os erros de alguém para se destacar no meio onde você vive (tirar proveito).
“não julgueis para que não sejais julgados” Mt 7: 1, Jo 7: 24; não julgar, mas tentar entender o que a outra pessoa está passando para ajudá-la “Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão” Lc 10: 33; “Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé (Gl 6: 10).
Falar de alguém
Espalhar notícia sobre alguém para ganhar vantagens, se mostrar melhor (na igreja, se mostrar mais santo). Condenar para ocultar as falhas.
“Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é prudente” (Pv 10: 19); “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo Sl 15: 1-3; “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo” Tg 3: 2
Importante na vida é
Se tornar rico e ter mais do que os outros
Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Gl 6: 8


EMANUEL






2013 - O ANO DA SANTIDADE

VALORES - Padrão do mundo e padrão cristão do que se deve fazer
Lutando contra o extinto humano/cultura adquirida que não agrada a Deus/ carne
Comportamento humano
Valores do mundo / Obras da carne em nós
Valores do Reino de Deus - Obras do Espírito em nós
A pessoa maior e mais importante
Utiliza a liderança para mandar e agir com superioridade
É como o menor e servo de todos - Mc 9: 34 - 36
A pessoa é a melhor
Quando conquista mais dinheiro, bens materiais e reconhecimento das pessoas
É aquele que tem caráter mais semelhante com o de Cristo - Fp 2: 5 - 8
O importante na vida é
Se tornar rico e ter mais do que os outros
Semear para a eternidade amando e vivendo uma vida de integridade diante de Deus
Forma certa de reação diante de um desentendimento
Vingança
Amor e perdão - Mt 5: 44 - 46; Mt 18: 21 - 22; Mc 11: 25 - 26
Reação diante da ofensa
Contar para todos, falar mal da pessoa, brigar
Amar, perdoar, aguardar a defesa de Deus em silêncio - Pv 12: 16; Rm 12: 19, 21
Tesouro
Está na terra, nos bens materiais e fama diante das pessoas.
Está no céu reservado em Cristo - 1 Co 9: 25 - 27
Diante das lutas da vida
Desespero, desesperança, medo
Confiança que há um Deus real que zela por nós, esperança, fé - Sl 37: 5; Jr 17: 7 - 8; Sl 121: 1 - 2
Capacidade
Conquistada através do esforço humano e da ciência
Dependência de Deus e de Seu Santo Espírito - Jo 14: 26; 2Co 3: 5 - 6
Espera-se reconhecimento
De homens
De Deus - Mt 6
Atitude diante da honra
Soberba, crescimento do ego, sentimento de superioridade
Coração humilde e rendido a Deus - Pv 18: 12
Quando pensa que as pessoas estão melhores que si ou são mais queridas
Cultivar no coração ciúmes e inveja
Domina seu extinto , pensamentos e emoções - Gl 5; Rm 8: 14
Pensamentos
Cultiva pensamentos maus e vingativos
Cultiva pensamentos de paz e santidade - Fp 4: 8; Pv 4: 23
Modo de vida
Procurar manter boa aparência como se a vida fosse melhor do que a dos outros, mesmo que não seja e manter uma boa reputação
Viver sem competições e preocupar mais com o caráter do que reputação - Fp 2: 3
Quer agradar
A si mesmo e manter uma boa imagem diante dos outros
A Deus e aquilo que O agrada - Rm 12: 10; Lc 14: 7 - 11; Lc 11:  43 - 54


 PREPARADOS PARA RECEBER UMA UNÇÃO ESPECIAL DE DEUS PARA O TRABALHO EM SUA OBRA


“Da mesma maneira, não há alguém que coloque vinho novo em recipiente de couro velho. Ora, se o fizer, o vinho novo, ao fermentar, arrebentará o recipiente, se derramará e danificará o recipiente onde fora colocado. Ao contrário! O vinho novo deve ser posto em um recipiente de couro novo.”
Lucas 5: 37

Só entendemos a questão dos odres conhecendo como eles eram usados nos dias de Jesus. Os odres eram bolsas ou garrafas feitas de couro de ovelha. Quando o vinho era colocado neles pela primeira vez, o odre era flexível e maleável. O couro esticava-se facilmente, sem nenhuma resistência.
Com o passar do tempo, o clima contribui para absorver toda umidade do odre, deixando-o rígido e quebradiço.
Depois de esvaziado do vinho velho e na hora de ser reaproveitado como novo vinho, o couro, agora rígido e quebradiço, não aguentava o volume do novo vinho nem suportava o processo de fermentação, rompendo-se com facilidade. Como torná-lo útil outra vez? O odre era deixado de molho na água durante vários dias e depois escovado com óleo de oliva. Isso o tornava maleável e flexível outra vez.




O MUNDO ESPIRITUAL É REAL: ATENTOS CONTRA AS INVESTIDAS DO INIMIGO NOS RELACIONAMENTOS


O texto bíblico de Efésios 6: 10 - 13 nos ensina sobre a armadura de Deus. Sabemos que estamos protegidos e vestidos da armadura quando obedecemos a Deus através dos princípios de Sua Palavra. Então, nisso consiste a armadura de Deus: em estarmos atentos e obedientes aos seus mandamentos, isso nos veste completamente dessa proteção.
Cada parte da armadura citada em Efésios 6 é ilustrada como a armadura dos soldados romanos da época. Estudando a fundo como funcionava cada ítem da armadura, podemos tirar muitos princípios interessantes.





Veja um trecho do estudo retirado da Bíblia de Recursos para Ministério Infantil da Apec.
"Escudo da Fé: Eram feitos de madeira, com ganchos para prender nos escudos dos outros soldados, eram cobertos com tecido ou couro grosso e mergulhados em água para apagar as flechas inflamadas dos inimigos. As flechas do diabo contra nós hoje são a mentira, pensamentos odiosos sobre as pessoas, desejo de pecar, dúvidas." 
Tirando princípios para o nosso relacionamento uns com os outros, vemos o quanto precisamos estar atentos. Nosso inimigo constantemente lança dardos inflamados para tentar destruir os relacionamentos e lançar uns contra os outros, tirando o foco da equipe do trabalho que precisa ser realizado com as crianças e projetando em pequenas coisas ou chamas que podem se tornar enormes.
Neste estudo aprendemos que no escudo havia ganchos que uniam uns com os outros. Quando caminhamos juntos e escolhemos amar, há essa união que ajuda para que fiquemos protegidos.
Mas a Bíblia cita os dardos inflamados, ou seja, incendiados. Quando batiam no escudo que era de madeira, o queimavam. Trazendo para a nossa vida, se vivermos em constante busca a Deus e meditação de Sua Palavra, estaremos com nosso escudo encharcado. Uma das representações da Palavra de Deus é a água (Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Efésios 5:26). Dessa forma, nenhuma flecha inflamada prevalecerá sobre a nossa vida e nossos relacionamentos.
Pense nisso!