RSS

DOAÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO

Olá pessoal!
Iniciei este blog em 2009 com o intuito de divulgar o trabalho pedagógico que realizei, juntamente com uma preciosa equipe, no Núcleo de Formação. O projeto fechou há dois anos, no entanto não quis desfazer do blog, pois há vários conteúdos valiosos que podem ajudar a muitos.
Hoje, organizando minhas coisas, encontrei um vasto material impresso sobre trabalho com adolescentes em situação de risco e também uma pasta contendo ementa e plano de ensino para cursos profissionalizantes na área de padaria. Há também alguns materiais para trabalhar com educação cristã.
Atualmente não conheço ninguém que esteja envolvido em projetos sociais e estou escrevendo esta postagem para que, se caso alguém da área tiver interesse nesses materiais, entre em contato comigo via comentário.
O blog irá continuar, no ar, mesmo sem atualizações, pois tem muita coisa boa guardada aqui  que poderá ser útil para muitos educadores e coordenadores.

Projeto Eu Curto Gentileza e Compartilho

Neste ano de 2013 o primeiro Projeto Institucional que trabalhamos no Núcleo de Formação da Fundação Oásis / Centro Estudantil foi o Projeto  Eu Curto Gentileza e Compartilho. A Educadora Cláudia Bueno Marques, da turma dos adolescentes (MQV2) idealizou uma apostila com dinâmicas e atividades para este projeto fundamentada em princípios bíblicos, que foi colocada em prática. Esta apostila trabalha atividades para os princípios éticos da gentileza fundamentados em histórias bíblicas. Clique no link veja as atividades: Gentileza  é bíblica!

A origem da Páscoa


"Limpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. "1 Coríntios 5:7

- Em Gênesis: O pecado entrou no mundo por meio de Adão e Eva. Por causa do pecado, vendo que estavam nus, sentiram vergonha e tentaram se esconder de Deus. Para cobrir a nudez de Adão e Eva assim como seus pecados, foi sacrificado o primeiro cordeiro.

- No livro de Êxodo: O povo de Israel cresceu e se multiplicou muito no Egito, entrando nesta terra por meio de José. Um novo Faraó surgiu e, preocupado com o crescimento dos Hebreus no Egito, resolveu matar todas os filhos que nascessem, por medo deste povo tornar-se forte demais naquela nação e fez com que eles se tornassem seus escravos. Foi quando Moisés foi salvo, sendo colocado em um cesto forrado por betume por sua mãe Joquebede e levado pelas águas do Nilo até a filha de Faraó, que o criou como filho. Moisés depois de adulto, temendo a Faraó por ter cometido um crime para defender um Hebreu, fugiu das terras do Egito. Moisés então se casou com a filha de Jetro e se tornou pastor das ovelhas de seu sogro. Em um campo com as ovelhas Moisés ouviu a voz de Deus pela primeira vez através de uma sarça que ardia em chamas, porém não queimava. Deus estava chamando Moisés para uma missão: Interceder por seu povo diante de Faraó para que deixasse seu povo sair do Egito para adorá-lo no deserto. Moisés então foi, junto com seu irmão Arão até Faraó, que endureceu o coração contra o povo Hebreu e não os deixou partir. Foi então que Deus enviou as 10 pragas no Egito, sendo que a última culminou na comemoração da primeira Páscoa (que significa passagem).

A Celebração da Primeira Páscoa
A décima praga lançada sobre o Egito foi a morte dos primogênitos. A ordem de Deus dada a Moisés para o povo Hebreu foi que selassem os umbrais das portas de suas casas com o sangue de um cordeiro sem defeito. Os Hebreus assariam a carne daquele cordeiro e a comeriam, tendo outros pratas para a ceia Pascoal:
- O pão sem fermento ou pão asmo: significava a partida do povo Hebreu do Egito. Não daria tempo do pão fermentar, por isso, deveria ser feito sem fermento, simbolizando que deveriam sair rapidamente do Egito.
- Vinho: representava as fases da redenção.
- Água com sal: representava as lágrimas do povo Hebreu no Egito quando esses mataram seus filhos ainda recém nascidos.
- Ervas amargas: Traduz o sofrimento da escravidão do povo Hebreu no Egito.
- Ovo: Simbolizava o povo judeu que apesar do sofrimento se tornava mais forte.
- Maçã amassada: Representava os tijolos feitos pelos Hebreus.
O anjo da morte passaria e, a casa que estivesse marcada com o sangue do cordeiro, ele não entraria e não levaria o primogênito dessa casa. Foi quando o filho de Faraó foi morto e ele expulsou os Hebreus do Egito.  Depois disso acabou se arrependendo e, durante a perseguição, o povo Hebreu atravessou o mar vermelho, mas Faraó e seus acompanhantes foram mortos após o mar se fechar sobre eles.

"Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". João 1: 29

A figura de Jesus e o Cordeiro Pascoal

"Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensine: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha." 1 Coríntios 11: 23-26

Na noite em que Jesus foi traído ele celebrou, juntamente com seus discípulos, a ceia pascoal. Naquela noite Jesus foi entregue aos guardas romanos e foi humilhado. Jesus foi levado ao Calvário, onde foi crucificado.

"Verdadeiramente ele levou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas ADONAI fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." Isaías 53: 4 - 6

O sangue do cordeiro pascoal do Êxodo é a figura do sangue precioso de Jesus Cristo que foi derramado na cruz , sangue que não apenas cobre o pecado, mas tira o pecado, que nos purifica e nos livra da morte eterna que é a separação de Deus. O pecado é o abismo que nos separa de Deus, mas Jesus Cristo é a ponte que nos une a Ele, o Redentor.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor". Romanos 6: 23

Depois da crucificação, ao terceiro dia, em um domingo, Jesus ressuscitou dentre os mortos e hoje vive e reina eternamente! Essa é a Páscoa comemorada pelos cristãos.


Por Coordenação Pedagógica

As Duas Páscoas

Muito mais que um evento que envolve o marketing comercial, a Páscoa precisa ser lembrada com o seu real significado. Veja o material abaixo para trabalhar os dois sentidos da Páscoa (o que é mostrado pelos meios de comunicação e comércio e o real sentido).


Mirian Galli registrou em seu blog como utilizar este material. Veja clicando no link As duas páscoas - Apec

Por Coordenação Pedagógica

Ciclo de Aprendizagem Vivencial

Você já ouviu falar do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV)?  O CAV é uma metodologia muito utilizada em empresas para sistematizar dinâmicas que estimulam o rendimento e reflexão sobre o trabalho em equipe.
O CAV pode ser definido como o planejamento / sistematização das fases de análise de uma atividade / dinâmica proposta. Pode ser aplicada com muita eficácia em atividades pedagógicas como dinâmicas de grupo, filmes, projetos aplicados em sala e outras atividades diversificadas.


Este ciclo pode ser dividido em cinco fases:

  • Vivência: É a fase do fazer, praticar. É a vivência da dinâmica aplicada, o filme assistido, a atividade realizada, etc.
  • Relato da experiência: Momento de compartilhar o que viram, como se sentiram durante a atividade com a intenção de tornar possível para todo o grupo a experiência de cada indivíduo.
  • Reflexão ou processamento: Os participantes tentam explicar o que aconteceu, o por que do sucesso ou fracasso e, se tivesse outra oportunidade de fazer novamente, o que mudaria.
  • Generalização: Fase da fantasia e simulação. Nesta fase o facilitador prepara atividades que auxiliem o grupo a sair do jogo e voltar-se para seu ambiente de trabalho / estudo.
  • Aplicação: É o momento em que os participantes transferem as generalizações para a situação real, na qual estão envolvidos e planejam comportamentos mais eficazes.
Questões que podem ser utilizadas para facilitar as fases do CAV:
  • Na fase da reflexão / processamento:
Para a atividade as falhas foram...
Meus colegas facilitaram em...
Meus colegas dificultaram em...
Nosso comportamento diante da tarefa solicitada foi...

  • Na fase da generalização:
Quais situações diversas podemos exemplificar esta dinâmica / atividade / filme?
  • Na fase da aplicação:
O que ficou de bom desta discussão? 
De que forma podemos aplicar esta atividade em nosso dia-a-dia? (focando nos pontos positivos).
Que papéis vocês modificariam para que o jogo se assemelhe ao cotidiano?
Que comportamentos, atitudes e processos vocês identificam em seu trabalho os quais diferem do que ocorreu no jogo?
Estabeleça uma relação do resultado da dinâmica com os resultados que você percebe em seu dia-a-dia
Gráfico para a aplicação do CAV para filmes

O CAV pode facilitar sistematizando as diversas atividades que são realizadas nos Projetos Sociais / Escola Integrada.
Espero que aproveitem!

Bibliografia:
Acessado em 28/01/2013
http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/24E47489A8705E14832576250079ECEE/$File/NT00041F7A.pdf
Acessado em 28/01/2013
http://www.mundopm.com.br/workshop_edson_RS.shtml

Veja os slides utilizados na reunião pedagógica do Centro Estudantil no link Ciclo de Aprendizagem Vivencial na Educação

Por Coordenação Pedagógica

Gincana dos Talentos


Apresentação
A gincana dos talentos é baseada na Parábola dos Talentos contada por Jesus na Bíblia, em Mateus 25: 14 – 30.
Talento é tudo aquilo que Deus nos deu de bom e que devemos multiplicar: amizade, respeito, relacionamento com Deus, bondade, etc.
Sendo assim, a gincana dos talentos irá oportunizar às crianças e adolescentes a multiplicação de boas ações e de tudo de bom que Deus os deu. A multiplicação dessas ações será representada por um “papel moeda” que chamamos de “Talentos”.


Objetivos
  • Estimular a participação dos alunos desatentos;
  • Trabalhar questões problemáticas das classes (Ex: mal comportamento, indisciplina);
  • Ensinar os alunos a serem bons administradores, tanto do que Deus deu para eles de bom quanto o que remete às finanças;
  • Desenvolver competências como controle emocional nos dias mais difíceis, bons relacionamentos, amizade, respeito, obediência dentre outros;
  • Ensinar profissões e como lidar com sistemas informatizados;
  • Ensinar a informática de maneira descomplicada e divertida, mostrando aos menores a iniciação à informática.

Desenvolvimento
Inicia-se a gincana contando a Parábola dos Talentos. Depois será apresentada a proposta da “Gincana dos Talentos”. Todos os alunos serão avaliados de acordo com suas boas ou más ações. Se caso as ações forem boas, a multiplicação dos talentos será representada pelos “Talentos”, papel moeda feito personalizado que valerá de acordo com a pontuação determinada por cada educador. Se caso as ações forem más, o aluno não receberá nada e não multiplicará seus “Talentos”.
Para a pontuação poderá ser considerado:
  • Frequência
  • Comportamento
  • Relacionamento
  • Capricho
  • Participação
  • Obediência
  • Atos de bondade
  • Bom desempenho
  • Pontualidade
Para evitar problemas de perda dos “Talentos” ou até mesmo furto dos mesmos, haverá um banco, chamado “Banco dos Talentos”. Este banco deverá ter uma pessoa responsável pela organização do mesmo, como horário de funcionamento, fila, depósitos, etc.
Como todo banco, o Banco dos Talentos deverá ter um caixa rápido, em que os alunos, dentro do horário de funcionamento, depositarão seus Talentos em um envelope.

Segue abaixo as regras para utilização do caixa rápido:

O próximo passo é a utilização do caixa eletrônico. Outra maneira de se fazer o depósito é utilizando o Caixa Eletrônico, onde o aluno irá até o caixa, digitará sua senha e irá registrar quantos Talentos estará depositando, a data, tudo isso para controle do Banco e do “cliente”.


A organização do Banco é super importante para evitar tumultos. Os alunos irão esperar em fila indiana a sua vez e poderão ser agradados e/ou acalmados com um vídeo enquanto esperam sua vez de serem atendidos. É muito importante que o Banco se preocupe com o bem estar de seus “clientes”.

Outras atividades que podem ser trabalhadas nesta gincana são: a criação de slogan, propaganda pelos alunos, utilizando as aulas de informática; a escolha de algum destaque entre os alunos para ser o “estagiário” no Banco, que irá ajudar na organização da fila e demais necessidades. Neste caso, o estagiário receberá um crachá de identificação.

Este Banco dos Talentos, além de auxiliar para que a criança e o adolescente não percam seus Talentos, trabalha lições de cidadania, administração, dentre outros.
Culminância
A culminância do projeto se dará através da Feirinha, onde as crianças e os adolescentes poderão gastar seus “Talentos” comprando objetos como brinquedos, materiais de higiene pessoal, material escolar, doces, balas, etc.

Criação / elaboração
A idéia da Gincana dos Talentos foi retirada do site http://escoladominical.net/
A idéia do Banco dos Talentos é inédita e foi criada pelo Monitor de informática do Centro Estudantil Adenilson Teixeira.
O projeto foi sistematizado e complementado pela coordenação pedagógica do Centro Estudantil.






Projeto Caixa de Sapato

Alegre o natal de uma criança carente!

O Projeto Caixa de Sapato é um projeto de final de ano da Oitava Igreja Presbiteriana de BH. As caixas são doadas para instituições educacionais que atendem crianças em situação de risco e vulnerabilidade social.
Participe montando uma caixa de sapato... Veja os passos abaixo, indicando o que irá precisar:

1.Uma caixa de sapato vazia. Se quiser, pode decorá-la com papel de presente, mas favor não lacrar a tampa.
2. MENINA OU MENINO
Determine se seu presnte irá para uma menina ou um menino e escolha uma idade entre 2-4, 5-9 ou 10-14 anos. Ecreva em um papel essas informações e cole em sua caixa de presente.
3. ENCHA A CAIXINHA COM PRESENTES Encha a caixinha com uma variedade de presentes que irão trazer alegria a uma criança.
4. INCLUA SUA DOAÇÃO Favor incluir R$10,00 para ajudar os custos de envio. Você pode utilizar um envelope e colocá-lo dentro de sua caixa.
5. PONTOS DE COLETA
Use uma gominha ao redor de sua caixa. Entregue na Oitava Igreja Presbiteriana de BH (Rua Nestor Soares de Melo, 15, Palmares – BH/MG – cep 31160-540. Tel. (31) 3426 3088) ou envie um email para: oitava@oitavaigreja.com.br
Até dia 06 de dezembro de 2009

IDÉIAS DE PRESENTES:
BRINQUEDOS
Carrinhos, bolas, bonecas, bichinhos de pelúcia, io-io, brinquedos luminosos, flautas, pequeno quebra-cabeça, etc.

MATERIAL ESCOLAR
lápis e apontador, caneta, giz de cera, canetinhas, papel de carta, carimbo e tinha, calculadora a luz solar, livros de desenho ilustrado, etc.

ITENS DE HIGIENE
Escova e pasta de dentes, sabonete (dentro de um saquinho, toalhinha, pente, etc.

OUTROS
Balas duras, pirulitos (dentro de um saquinho extra), menta, chicletes, camisas, meias, bonés, óculos escuros, prendedor de cabelo, brinquedos, bijuterias, relógio, lanternas (com baterias extras)

CARTINHA
Em um envelope separado, você pode escrever uma cartinha para a criança presenteada, você pode também incluir uma foto sua ou de sua família (se você incluir o endereço, a criança passa a se corresponder com você).


NÃO INCLUA
Itens usados ou estragados, brinquedos de guerra como armas, facas ou figuras militares, chocolate, comida, líquidos, loções, medicamentos ou vitaminas, latas de conserva.



Projeto Relacionamento Interpessoal


Apresentação
Pretendemos com este projeto trazer regras básicas para bom relacionamento entendemos que tudo começa com um exemplo. É olhando, observando como os outros relacionam, seguindo as instruções dadas por alguém experiente e imitando os que admiramos, daí aprendemos tudo. A andar, a falar, a gostar de comida apimentar ou a comer verduras, a ler, andar de bicicleta, dirigir, é como adquirimos os valores que defendemos, aquilo que acreditamos com mais fé, o que achamos certo e o que pensamos ser errado, todos os nossos hábitos relacional, bom ou maus. Nossas melhores qualidades e provavelmente também nossos maiores defeitos, tudo que somos começou com um exemplo.
Os exemplos de relacionamento podem ser dados por nossos pais e irmãos, por heróis, ídolos que nem sequer conhecemos.
Justificativa
Entendemos que os exemplo nos enchem de esperanças por estranhos que um dia vimos fazer algo que nos faz pensar: “Eu também quero ser assim”. Porque os maus exemplos também nos ensinam.
Eles estão em toda parte. É aprendemos suas lições até sem perceber, de repente, lá estamos nós fazendo alguma coisa que ninguém disse para fazer. Mas estamos fazendo porque vimos um exemplo e o seguimos. São eles, antes de tudo que guiam a nossa vida.
Objetivo
·         Incentivar os educandos a serem exemplos;
·         Aplicar os princípios de vida Cristã prescritos na Bíblia;
·         Entender que para viver em sociedade é bom que saibamos praticar boas maneiras no dia-a-dia;
·         Incentivar os educandos a seguirem os bons exemplos;
·         Contribuir para que os educandos tenham um relacionamento saudável na família, na escola, no projeto e vida social;
·         Gerar nos educandos a vontade de terem um relacionamento com Deus.
·         Levá-los a multiplicar os bons relacionamentos ;
·         Promover dinâmicas e projetos de interesse para ajudá-los a vencer as dificuldades de relacionamentos
Desenvolvimento
1.    Desenvolver rodas de bate papo,onde iremos argumentar sobre:
·         Qual a atitude errada do meu amigo que me incomoda?
·         O que posso fazer para melhorar o meu relacionamento com o próximo?
2.    Promover atividades lúdicas e interativas, tendo como foco o relacionamento interpessoal.
3.    Articular atividades que fortaleçam o relacionamento com bens e com a família.
4.    Palestras informativas sobre relacionamentos.
Culminância
Cinema com pipoca. Sugestão: “O Poder da Graça”

Projeto elaborado por Marcos Sabbadini, Cláudia Bueno e Rosemeire Bazílio

Projeto Olimpíadas


Apresentação
O Projeto Olimpíadas promove competições entre alunos sobre matérias específicas. Participa destes torneios estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas que estão vinculados em Projetos Sociais. Através de conteúdos pedagógicos básicos distribuídos e trabalhados nos Projetos participantes, alunos e professores promovem o ensino e a divulgação da ciência, cultura e ensino de forma lúdica, prática e cooperativa.
As olimpíadas fazem com que o conhecimento, a cultura e a prática de exercícios estejam mais próximos dos alunos, mostrando que aprender pode ser divertido. Mais que uma competição, é um incentivo aos alunos conhecerem sobre os outros continentes e como é realizada uma Olimpíada, podendo ingressar no mundo, em diversos aspectos além da comunidade onde vivem.

Justificativa
Este Subprojeto justifica-se pela proximidade do evento esportivo – Olimpíadas – e pelas possibilidades que se descortinam de desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social que naturalmente, e pela força da mídia são de interesse das crianças.
Na prática podemos traduzir as palavras acima em ações e intervenções pedagógicas que as contemplem. Consideramos, por exemplo, que as crianças possuam interesse e habilidades distintas no quesito esporte, que cada um de nós expresse e sinta diferentemente a emoção da vitória e da derrota, entre outras questões que dizem do desenvolvimento individual, estas têm espaço garantido em uma proposta coletiva, não no sentido de padronizar respostas e conhecimentos, mas no de agregar diferentes desenvolvimentos que colaborem para o crescimento coletivo.
Este projeto justifica-se, portanto, por seu caráter cultural, emocional, afetivo, motor, socializador.


Objetivo Geral
·         Contextualizar o evento esportivo, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social.

Objetivos Específicos
1.    Estimular o conhecimento das principais modalidades esportivas: vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc;
2.    Estimular a coordenação motora: equilíbrio, freio inibitório, força, resistência, postura, etc;
3.    Estimular o fazer em equipe;
4.    Estimular a colaboração;
5.    Estimular a competição saudável;
6.    Estimular a capacidade de lidar com as questões de ganhar e perder;
7.    Estimular a imaginação;
8.    Estimular e desenvolver a criatividade;
9.    Estimular e desenvolver a expressão corporal;
10.  Estimular e desenvolver a linguagem verbal;
11.  Estimular e desenvolver a expressão de idéias, sentimentos, sensações;
12.  Estimular e desenvolver a curiosidade e o interesse por outras culturas;
13.  Estimular e desenvolver a capacidade de emitir opiniões e de argumentar;
14.  Estimular e desenvolver as habilidades motoras;

Metodologia
1. Separação dos continentes pelas turmas, para estudo e pesquisa, onde cada turma representará um país de um determinado continente;
2. Uso de histórias;
3. Criação de textos;
4. Mini campeonato com as principais modalidades esportivas, tais como vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc.
5. Pesquisa: Como é o país que irá sediar as Olimpíadas de 2012 – Interação com Oficina de Inglês;
6. Pesquisa: Qual esporte meus familiares mais gostam? – Fazer um trabalho familiar a ponto de incentivar os familiares à prática esportiva.
7. Hipotetizar e (copiar) os nomes das principais modalidades esportivas e palavras relacionadas;
8. Montar um circuito esportivo na sala, seja sobre conhecimento, seja com um exercício, ou uma brincadeira;
9. Confeccionar a mascote das Olimpíadas de 2012;
10. Verificar em um mapa para onde estão indo os atletas brasileiros;
11. Jogos e brincadeiras lógicas-matemáticas envolvendo a quantidade de jogadores, países participantes, forma de contagem da pontuação, no computador durante as aulas de informática, etc;
12. Competição entre as turmas sobre os continentes representados.
13. Exibição de filmes para debates:
·         Invictus (acompanha o período em que Nelson Mandela sai da prisão, torna-se presidente e vira um ícone mundial. Na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul, o rugby é utilizado para tentar amenizar o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase 40 anos. O jogador Francois Pienaar é o capitão do time e será o principal parceiro de Mandela na empreitada),
·         Para Sempre Vencedor (Rick Penning vive sua vida da mesma forma que joga rugby: rápida, forte e intensamente. Quando ele vai parar na prisão devido a um acidente de trânsito, conhece Marcus Tate, que lhe oferece a chance de voltar a jogar pelo seu antigo time rival. Relutante, Rick decide entrar para o time e deve passar por uma forte rotina de treinamentos e duras normas de conduta impostas pelo novo treinador. Rick então precisa enfrentar uma grande prova de fogo ao ter que enfrentar o atual time campeão que é treinado justamente pelo seu pai),
·         Desafiando Gigantes (Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a idéia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé que ele descobre a força da perseverança para vencer).
·         B 1 - Tenório em Pequim O que faz um campeão? Perseverança, sacrifício e disciplina somam-se na jornada de Tenório, judoca profissional classificado como B1 – cegototal. Isolamento e solidão são alguns dos desafios enfrentados por este brasileiro espetacular em um projeto inédito, a conquista de uma quarta medalha de ouro em Paraolimpíadas. Filmado  no BrasilFrança e China, o documentário “B1 – Tenório em Pequim” mergulha na sensibilidade de um personagem explosivo e tocante, e narra por um ponto de vista que nada tem de deficiente a preparação para este grande combate, numa emocionante viagem cinematográfica).

·         Munique (Olimpíadas de Munique, 1972.
Um grupo de palestinos invade o alojamento dos atletas israelenses, dando início a um sangrento atentado. Depois de muita tensão, os radicais e mais 11 atletas judeus são mortos. A primeira ministra de Israel, Golda Meir, convoca  cúpula do seu governo para planejar vingança exemplar, onde seriam assassinados importantes líderes árabes. A missão – extremamente secreta e perigosa – é entregue a Avner, agente do Mossad e ex-segurança de Golda. Ele é encarregado de comandar uma reduzida equipe de agentes que sairá, através do planeta, à caça de onze nomes escolhidos a dedo. Porém, quanto mais Avner se entrega à sua missão, mais ele se desencanta e se desespera ao tomar contato com a gigantesca sujeira que rege todo o “business” da espionagem. Ele percebe que no fundo a luta não é mais entre palestinos e israelenses, mas sim entre quem tem muito dinheiro e quem tem mais dinheiro. Líderes políticos são apenas mercadorias com dois preços: quanto elesvalem mortos e quanto valem vivos. Enquanto os povos sofrem, os poderosos manipulam. Em “Munique”, os conflitos só causam dor e pânico. Para palestinos e para judeus. Assim como na vida).
·         Bolas em Pânico (Ray Daytona é um campeão de pingue-pongue habilidoso e carismático, mas uma falha nas Olimpíadas de Seoul, em 1988, leva ao assassinato de seu pai. Atormentado pela culpa e pelo arrependimento, o antigo ícone do esporte está agora completamente esquecido. Mas tudo mudaquando o FBI o chama para infiltrar uma organização de pingue-pongue perigosa e ultra-secreta chefiada pelo assassino  de seu pai, o maldoso e estiloso Feng (Walker). É um jogo de vida ou morte, mas Randy decide dar a volta por cima. Porém, para se preparar para esta última batalha, ele precisa da orientação do Mestre Wang e de sua bela filha Maggie para redescobrir o jogo que ele amava e aprender o verdadeiro significado...do pingue-pongue!).
·         Space Jam (Vários alienígenas querem que Pernalonga e sua turma se tornem a principal atração de um parque de diversões. Quando está prestes a ser capturado, Pernalonga propõe um jogo de basquete em troca de sua liberdade. E para enfrentar o temível time dos Monstars alienígenas, o coelho convoca um importante reforço do basquete americano).

culminância:
Cerimônia de encerramento do Mini campeonato Olímpico de 2012.
• Sala enfeitada com os motivos do Projeto (Inspirados na cultura inglesa)
• Circuito esportivo: Basquete, Futebol, vôlei, etc
• Entrega das medalhas (Neste momento estará tocando a música: Tema da Vitória).

BIBLIOGRAFIA:
Projetos da Educação Infantil, postado por Tatiana Hoffmann em FaceBook, rede social.
Filmes de Cinema: www.filmesdecinema.com.br


Projeto elaborado por Adenilson Alves Teixeira, Bruna Paula de Souza Beijo, Tatiane Belizário Gracindo