Projeto Orientação Vocacional

Apresentação

Percebe-se que atualmente o jovem e o adolescente precisam fazer sua escolha profissional. Nesse período da vida, eles se sentem assustados, confusos, e indecisos. Isso também acontece, principalmente, às vésperas das inscrições para os vestibulares.

Aquela certeza desde pequeno do que se vai ser quando crescer ficou lá na infância. Surge o medo de não dar certo. E a angústia aperta mais diante do variado leque de alternativas de cursos superiores, e então vem à famosa pergunta: o que vou fazer? O que eu quero ser? O que fazer diante da necessidade de escolher a profissão, em uma idade onde há mais perguntas do que certezas?

Escolher uma profissão nem sempre é tarefa fácil. Muitos jovens optam por aquela que lhes trará um maior retorno financeiro e, no entanto, esquecem que o sucesso profissional está diretamente relacionado às habilidades e características pessoais.

Isso tudo pode levar o jovem a escolher um caminho inadequado, levando em consideração apenas os modismos. Atualmente, sabe-se que as meninas querem ser modelos ou atrizes, enquanto que os meninos sonham em ser jogador de futebol famoso.

Quando chega esse momento, muitas vezes os jovens não conhecendo detalhes de uma profissão, se espelham nos pais ou num ídolo de televisão. Pelo desconhecimento, muitos deles são levados a serem profissionais frustrados.

Vê-se, então a necessidade de se buscar apoio em empresas de orientação vocacional.

Essa vocação não é somente profissionalmente, ela também é ministerialmente, muitos são capacitados, mas não sabem como desfrutar de uma maneira produtiva os dons e talentos que o Senhor concedeu a cada um.

A Bíblia é muito clara com relação aos ministérios, e todos nos seres humanos fomos chamados para trabalhar com excelência no reino dos céus, daí surgi a necessidade de esclarecer melhor para os educandos a respeito do que é vocação ministerial?

Justificativa:

Como a instituição é um projeto social, surge a necessidade de propiciar aos jovens educandos o conhecimento acerca das profissões. A escolha sem orientação e a construção de um projeto de vida profissional não é uma tomada de uma simples decisão; é intensa esta decisão, por tomar lugar no momento da adolescência.

Sabe-se que adolescência é um conceito histórico que tem adquirido distintas conotações de acordo com o momento e a sociedade em questão, ou seja, é uma categoria teórica. A cultura vivida e internalizada nos diversos âmbitos se sintetiza de maneira diferenciada e singular em cada história pessoal e seu contexto.

Cada indivíduo e grupo configuram sua identidade de maneira complexa no marco das próprias condições sociais, econômicas e históricas, e os significados que definem sua cultura local e global.

Os jovens do projeto enfrentam várias crises, além da adolescência. A crise se explica para o jovem que enfrenta uma revolução fisiológica dentro de si mesmo, que desestrutura sua imagem corporal e sua identidade do ego. A adolescência é a etapa em que se acentua o conflito da identidade. E no caso desses adolescentes que ainda convivem com o estigma devido ao local onde moram, vivem em bielas onde é fácil encontrar oferta de “trabalho fácil”, ou seja: fazer entregas de drogas, venderem, se prostituir, etc.

Como uma instituição cristã, demos anunciar o mandamento do Senhor, que é pregar o evangelho, salvar vidas, das prisões espirituais e não existe uma ferramenta melhor do que a espada do Senhor que é a Bíblia, ela é o nosso livro de cabeceira, nosso guia para todas as coisas.

Através desse projeto queremos resgatar alguns dons e talentos que estão interados, abafados e despertar aqueles que estão dentro de cada um.

Objetivos:

• Promover encontros semanais, a fim de auxiliar os educandos na escolha profissional a partir da orientação vocacional, com a psicóloga;

• Conscientizar a todos os educandos sobre suas motivações, desejos e esperanças, suas angústias e temores; mostrar-lhes que isso é normal;

• Instigá-los a pensar sobre as demandas sociais, econômicas, e políticas em relação às profissões, vagas no mercado de trabalho, remuneração, etc;

• Criar e desenvolver nos educandos a capacidade de equilíbrio e a maturidade suficiente para aceitar críticas, superar impasses, pessimismos, desânimos, censuras sociais e reprovações;

• Criar dinâmicas com os educandos adolescentes, simulando entrevistas para conseguirem empregos;

• Levar os educandos a estudarem a palavra do Senhor e terem a Bíblia, como direcionador para todas as coisas que eles vierem a fazer;

• Estudar a palavra com relação à vocação, os ministérios que o Senhor Jesus deixou aqui na terra (Rm 11:29; 2 Pe. 1:10).

Desenvolvimento

A aplicação do projeto deverá ocorrer nos dias destinados ao Projeto Institucional, durante os devocionais, rodinha de bate papo, palestra sobre profissões, testes vocacionais aplicados pela psicóloga Ivana e com o auxílio das educadoras de cada turma.

Metodologia

Área cognitiva:

• Leitura de textos sobre Vocação;

• Estudo da Bíblia, com relação aos ministérios que o Senhor nos deixou;

• Produção de textos;

• Desenhos que representam diversas vocações ( como profissões, ministérios etc.);

• Confecção de cartazes e até mesmo mural nos corredores;

• Filmes sobre vocação;

Área sócio emocional

• Crer que somos capazes de fazer o que Deus nos confiou, através de incentivos de amigos, educadores, familiares;

• Ser ouvinte de bons conselhos;

• Leitura em grupo de textos que retratam o tema abordado;

• Fazer um seminário trabalhando com o tema vocação;

• Reconhecer o senhorio do Senhor, e os seus planos a nosso repeito;

Área espiritual

• Aplicação dos sete princípios: caráter, mordomia, soberania, auto -governo, semear e colher, união;

• Histórias Bíblicas sobre o tema;

• Confeccionar um quadro (mural em sala) colocando os desejos, sonhos dos educando com relação a sua vocação, seu ministério;

Culminância

• Encerraremos o projeto Vocação, com uma música que retrate a importância de termos um ministério, de termos uma profissão;

• Encenação de alguns educandos sobre as diversas profissões e ministérios á seguir, em suas respectivas salas

Projeto elaborado por Tatiane, Adenilson, Ivana e Bruna

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