Projeto Soletrando

Apresentação

O Projeto Soletrando surgiu a partir da iniciativa da facilitadora da Compassion do Núcleo de Formação, a fim de interagir os educandos de todos os Projetos aos quais ela acompanha.

Justificativa
Diante da necessidade de ampliar o vocabulário da nossa língua, temos o Projeto Soletrando como uma ferramenta para favorecer maior assimilação de palavras novas e, concomitantemente, reforçando conhecimentos anteriores, visando criar espaços onde exista uma maior interação e cooperação através de atividades em grupo.

Objetivos
• Ampliar o vocabulário dos educandos através de novas palavras soletradas;

• Trabalhar ortografia e, principalmente, as dificuldades ortográficas;

• Promover a interação entre os educandos de turmas diferentes;

• Promover a interação entre educandos de diversos Projetos Sociais parceiros da Compassion;

• Adquirir recursos básicos para escrever e ler com autonomia, reconhecendo que as palavras são formadas por letras.

• Identificar corretamente as letras a serem usadas nas palavras e discriminar visual e auditivamente as letras nas palavras pronunciadas, a fim de perceber e comparar os sons de letras sílabas na composição de uma palavra.

• Levar os educandos a interessar-se também pela explicação adquirido o hábito de escutar, empenhando-se na aplicação das normas do sistema de escrita.

• Levar os educandos a desenvolver bons hábitos de leitura como ferramenta para a ampliação do vocabulário, descoberta do novo e melhoria da ortografia (escrita)

Metodologia
Primeira Fase:

O Soletrando terá inicio no mês de junho, sendo as disputas realizadas a principio dentro dos Projetos.

Cada educador poderá desenvolver com sua turma uma lista de palavras para treinar com os educandos.

Essa fase durará todo o mês de junho (do dia 01 ao dia 30 de junho de 2010).

As eliminatórias ocorrerão da seguinte maneira:

• Cada sala realizará as eliminações dentro da própria turma, restando apenas um competidor vencedor em cada turno para disputar entre as faixas etárias

• As competições dentro de cada turma podem acontecer nos dias de Projeto de Interesse ou nos dias de apoio pedagógico.

• Cada educador ficará responsável por organizar as competições dentro de sua turma

• A final da primeira fase restará um educando por faixa etária em cada turno (até segunda ordem de nossa facilitadora da Compassion).

• As faixas etárias são a seguir:

 6 a 8 anos (crianças nascidas entre 2002 a 2004)

 9 a 10 anos (juniores nascidos entre 2000 a 2001)

 11 a 14 anos (adolescentes nascidos entre 1996 a 1999)

Segunda Fase:

• A segunda fase será a competição final entre os educandos que venceram de todos os Projetos por faixa etária, em julho de 2010. O campeão, dentre todos os Projetos será premeado.

• Lembrando que apenas os apadrinhados poderão participar da final entre os Projetos

Recursos

Os recursos humanos utilizados serão os colaboradores e participantes. Os recursos materiais utilizados para a execução será a lista de palavras que irão utilizar para treinar. O educador poderá se dispor de outras formas para treinar os educandos.

Projeto elaborado pela coordenação pedagógica

0 comentários:

Postar um comentário