Projeto Soletrando

Apresentação

O Projeto Soletrando surgiu a partir da iniciativa da facilitadora da Compassion do Núcleo de Formação, a fim de interagir os educandos de todos os Projetos aos quais ela acompanha.

Justificativa
Diante da necessidade de ampliar o vocabulário da nossa língua, temos o Projeto Soletrando como uma ferramenta para favorecer maior assimilação de palavras novas e, concomitantemente, reforçando conhecimentos anteriores, visando criar espaços onde exista uma maior interação e cooperação através de atividades em grupo.

Objetivos
• Ampliar o vocabulário dos educandos através de novas palavras soletradas;

• Trabalhar ortografia e, principalmente, as dificuldades ortográficas;

• Promover a interação entre os educandos de turmas diferentes;

• Promover a interação entre educandos de diversos Projetos Sociais parceiros da Compassion;

• Adquirir recursos básicos para escrever e ler com autonomia, reconhecendo que as palavras são formadas por letras.

• Identificar corretamente as letras a serem usadas nas palavras e discriminar visual e auditivamente as letras nas palavras pronunciadas, a fim de perceber e comparar os sons de letras sílabas na composição de uma palavra.

• Levar os educandos a interessar-se também pela explicação adquirido o hábito de escutar, empenhando-se na aplicação das normas do sistema de escrita.

• Levar os educandos a desenvolver bons hábitos de leitura como ferramenta para a ampliação do vocabulário, descoberta do novo e melhoria da ortografia (escrita)

Metodologia
Primeira Fase:

O Soletrando terá inicio no mês de junho, sendo as disputas realizadas a principio dentro dos Projetos.

Cada educador poderá desenvolver com sua turma uma lista de palavras para treinar com os educandos.

Essa fase durará todo o mês de junho (do dia 01 ao dia 30 de junho de 2010).

As eliminatórias ocorrerão da seguinte maneira:

• Cada sala realizará as eliminações dentro da própria turma, restando apenas um competidor vencedor em cada turno para disputar entre as faixas etárias

• As competições dentro de cada turma podem acontecer nos dias de Projeto de Interesse ou nos dias de apoio pedagógico.

• Cada educador ficará responsável por organizar as competições dentro de sua turma

• A final da primeira fase restará um educando por faixa etária em cada turno (até segunda ordem de nossa facilitadora da Compassion).

• As faixas etárias são a seguir:

 6 a 8 anos (crianças nascidas entre 2002 a 2004)

 9 a 10 anos (juniores nascidos entre 2000 a 2001)

 11 a 14 anos (adolescentes nascidos entre 1996 a 1999)

Segunda Fase:

• A segunda fase será a competição final entre os educandos que venceram de todos os Projetos por faixa etária, em julho de 2010. O campeão, dentre todos os Projetos será premeado.

• Lembrando que apenas os apadrinhados poderão participar da final entre os Projetos

Recursos

Os recursos humanos utilizados serão os colaboradores e participantes. Os recursos materiais utilizados para a execução será a lista de palavras que irão utilizar para treinar. O educador poderá se dispor de outras formas para treinar os educandos.

Projeto elaborado pela coordenação pedagógica

Projeto Semeando Sonhos - Casar é Legal!

APRESENTAÇÃO:


SABEMOS O QUANTO É IMPORTANTE SONHARMOS E ESTA É A VONTADE DE DEUS PARA TODOS OS SEUS FILHOS.

SONHAR COM O CASAMENTO NOS DIAS ATUAIS TEM SIDO ALGO QUE TEM SE DEGRADADO DEVIDO A FACILIDADE DO DIVÓRCIO E DAS MÁS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS FAMÍLIAS.

HÁ QUEM DIGA QUE CASAMENTO É UMA INSTITUIÇÃO FALIDA, QUE “NÃO VALE A PENA”. MAS É FATO QUE A FAMÍLIA É UMA INSTITUIÇÃO DIVINA, CRIADA POR DEUS E DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NA VIDA DE TODOS OS SERES HUMANOS, EM TODO O MUNDO.

TER UMA FAMÍLIA É SINÔMIMO DE ACONCHEGO, PROTEÇÃO, ACOLHIMENTO, IDENTIFICAÇÃO. FAMÍLIAS ESTRUTURADAS GERAM PESSOAS EQUILIBRADAS. É UM SONHO POSSÍVEL DE SER ALCANSADO QUANDO HÁ A BENÇÃO DE DEUS.

DIANTE DE SITUAÇÕES DE SOFRIMENTO, CARÊNCIA E PRÁTICAS ERRADAS MUITAS ADOLESCENTES ACABAM VIVENCIANDO SITUAÇÕES CONTRÁRIAS AS QUE DEUS INSTRUI ATRAVÉS DE SUA PALAVRA, TRAZENDO ASSIM GRAVES CONSEQUÊNCIAS COMO GRAVIDEZ INDESEJADA, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, ETC.

ESTE PROJETO NASCE COM A BELEZA DE LEVÁ-LAS A SONHAR COM O MOMENTO DO CASAMENTO, DE FORMA QUE ENTENDAM A IMPORTÂNCIA E O VALOR DE CONSTITUIR UMA FAMÍLIA E PRETENDE, ALÉM DE PROPORCIONAR O CRESCIMENTO DA AUTO-ESTIMA DAS ADOLESCENTES DO CENTRO ESTUDANTIL, LEVÁ-LAS A ENTENDER A VONTADE PERFEITA DE DEUS PARA ELAS PARA QUE, DESSA FORMA, NÃO SE DEIXEM LEVAR POR PROMESSAS E ELOGIOS DE PESSOAS QUE NÃO DESEJAM LEVÁ-LAS A SÉRIO EM UM RELACIONAMENTO; OU PELA CULTURA DO LUGAR ONDE ELAS VIVEM, ONDE A GRANDE MAIORIA INICIA A VIDA SEXUAL PRECOCE, TEM FILHOS SEM PREPARO EMOCIONAL, ESPIRITUAL E ECONÔMICO. ENFIM, TUDO ISSO FORA DO CASAMENTO

ACREDITAMOS QUE ESTE PROJETO IRÁ MUDAR A CONCEPÇÃO DE CASAMENTO, RELACIONAMENTO E FAMÍLIA DAS ADOLESCENTES DO CENTRO ESTUDANTIL, DE FORMA QUE ELAS TENHAM CORAGEM DE “SAIR DA PLATÉIA” E ENTRAREM NO “PALCO”!

JUSTIFICATIVA:

COMO A INSTITUIÇÃO É UM PROJETO SOCIAL E O PÚBLICO DAS ADOLESCENTES NÃO APRESENTA PERSPECTIVA DO FUTURO QUANTO AO CASAMENTO, NASCE DO CORAÇAO DE DEUS ESTE PROJETO NA INTENÇAO DE PROPICIAR CONHECIMENTO DESTE MOMENTO TÃO LINDO NA VIDA DAS MULHERES E, QUANDO ELAS FIZEREM A DECISÃO DE SE CASAREM, SEJA NO MOMENTO CERTO, INDEPENDENTE DA CULTURA DA COMUNIDADE ONDE VIVEM. ATRAVÉS DESTE PROJETO QUEREMOS RESGATAR E ENCULTIR VALORES QUE ESTÃO ENTERRADOS, E DESPERTAR OS SONHOS DENTRO DO CORAÇÃO, ALMA, MENTE DE CADA UMA. DESEJAMOS ENVOLVER AS EMOÇÕES DAS ADOLESCENTES E INTERNALIZAR ESTE MOMENTO EM SUAS VIDAS.


OBJETIVO GERAL:

• LEVAR AS ADOLESCENTES A SONHAREM COM O CASAMENTO E A CONSTITUIÇÃO DE UMA FAMÍLIA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• CONSCIENTIZAR AS ADOLESCENTES QUE NÃO VALE A PENA O SEXO ANTES DO CASAMENTO;

• MOSTRAR AS ADOLESCENTES A VISÃO DE DEUS SOBRE O SEXO E ALERTÁ-LOS SOBRE AS CONSEQUENCIAS DA PRÁTICA DO SEXO ANTES DO CASAMENTO;

• POSSSIBILITAR ÀS ADOLESCENTES QUE TEM DESEJO PELO HOMOSSEXUALISMO, OU POR SENTIREM FORTEMENTE INFLUÊNCIADAS POR ESTA OPÇÃO DE VIDA, A COMPREENDEREM O QUE DIZ EM ROMANOS 1-26 A 28: O HOMOSSEXUALISMO NÃO É UMA ATITUDE CORRETA DE QUEM QUER SERVIR A DEUS;

• POSSIBILITAR A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO QUE ENVOLVE O “FICAR”, EXORTANDO OS ADOLESCENTES A NÃO SE CONFORMAREM COM A CULTURA DO LUGAR ONDE VIVEM, E TEREM A MENTE RENOVADA PELA PALAVRA DE DEUS.

• ORIENTAR NOSSAS ADOLESCENTES A TER, NA HORA CERTA, UM NAMORO SAUDÁVEL QUE GLORIFIQUE A DEUS.

• PROMOVER VALORIZAÇÃO DE SI MESMO COMO PESSOA.

• APONTAR AS FORMAS DE COMO REALIZAR UM CASAMENTO.

• MOSTRAR COMO ESCOLHER E CONTRUIR UM NAMORO SUDÁVEL.

• ESTIMULAR AS ADOLESCENTES A CONSTRUIR O SONHO DO CASAMENTO, E A ESPERAR O TEMPO DE DEUS;

• DESENVOLVER COMPETÊNCIAS, SOCIAIS PARA QUE AS ADOLESCENTES SAIBAM RELACIONAR E PASSAR A SER INFLUENCIADORAS VIVER EM SOCIEDADE;

• PROMOVER A ACEITAÇÃO, AFEIÇÃO, AUTO-REALIZAÇÃO, E O SONHO DE UM FUTURO MELHOR.

• INCENTIVAR AS ADOLESCENTES A INCORPORAR PRECEITOS BÍBLICOS EM SEUS RELACIONAMENTOS DE NAMORO PARA QUE NÃO SOFRAM E LEVEM MARCAS NA ALMA.

DESENVOLVIMENTO:

APLICAÇÃO DO PROJETO DEVERÁ OCORRER NOS DIAS DO “CLUBE ESTUDANTIL” ONDE JÁ REALIZAMOS RODINHA DE “BATE PAPO”, ONDE PARTICIPARAM AS ADOLESCENTES DAS TURMAS DO MQV ¹ E MQV ².

METODOLOGIA:

NO PRIMEIRO MOMENTO A RODA DE “BATE PAPO” SERÁ COM QUESTÕES SOBRE: O QUE SONHAR? VALE A PENA SONHAR? SONHO COM UM FUTURO MELHOR? MINHA MÃE SE CASOU E NÃO DEU CERTO, SERÁ ESTE O MEU DESTINO? O QUE ENTENDO QUANDO ME FALAM QUE A FAMILIA FOI CRIADA POR DEUS?

RECURSOS METODOLÓGICOS:

VIDEOS DE CASAMENTO, LIVROS, REVISTAS COM GRAVURAS DE VESTIDOS DE CASAMENTO. CADA ADOLESCENTE IRÁ RECEBER UMA PASTA ONDE IRÁ COLOCAR O RESULTADO DE CADA “ENCONTRO”, OU SEJA, ELA IRÁ CONSTRUIR O SEU “BOOK DE CASAMENTO” NELE DEVE CONTER.

 VESTIDO ESCOLHIDO DA REVISTA;

 SAPATO, JÓIAS, MAQUIAGEM;

 GRAVURA DO HOTEL ONDE IRÁ PASSAR A NOITE DE NÚPCIAS;

 LUGAR ONDE SERÁ O DIA DA NOIVA;

 MODELO DE LEMBRANCINHA, CONFECCIONADOS POR ELAS;

 SE FOR CANTAR QUAL MUSICA SERÁ;

 SE FOR RECITAR UM POEMA OU TEXTO, QUAL SERÁ? QUEM SERÃO OS PADRINHOS;

 QUEM VAI CELEBRAR O CASAMENTO;

 QUEM SERÃO AS DAMAS;

 QUEM LEVARIA PARA SER ACOMPANHANTE NO DIA DA NOIVA;

PALESTRA PARA ENTENDER A FUNÇÃO DOS PADRINHOS E NOVA FUNÇÃO DOS PAIS EM SUA VIDA.

CULMINÂNCIA:

AS ADOLESCENTES FARÃO UM DESFILE DE NOIVAS, CASO CONSEGUIRMOS UMA PARCERIA COM AS LOJAS OU CASAS DE VESTIDOS DE NOIVAS, COM DIREITO A UMA FOTO PARA SER COLOCADA NA CAPA DO BOOK QUE ELAS CONSTRUIRAM DURANTE O PROJETO. EXPOSIÇÃO DOS BOOKS DAS ADOLESCENTES.

Projeto escrito pela Educadora Social Claudia Bueno Marques
DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS