Projeto o que é ser criança / adolescente

Apresentação:

A criança e o adolescente têm perdido o real significado da fase de vida em que estão passando, vivendo, devido à tecnologia, o modismo, a influência da mídia. Sendo assim este projeto tem como objetivo resgatar a identidade da criança e do adolescente devolvendo valores, brincadeiras que foram deixados para traz.

Justificativa:

Através deste projeto queremos mostrar para a criança e para o adolescente a sua importância, os seus valores. Como Deus se importa com eles, queremos que os adolescentes vejam e as crianças como é bom servir a Deus, como é bom estar na casa de Deus.
Iremos proporcionar momentos agradáveis onde resgataremos brincadeiras e culturas já esquecidas pelos mesmos. E mostraremos que na Igreja eles tem um lugar separado para mostrarem seus talentos.

Objetivos:

Mostrar para os alunos que Deus se importa com eles e tem uma linda obra para realizar em suas vidas;
Aprender como aproveitar e dividir o tempo. ( há tempo para todas as coisas);
Reconhecer os desenhos que agradam a Deus e suas mensagens;
Identificar até quando o computador é bom;
Direcionar o adolescente o momento certo para namorar;
Levar os educandos a compreender a importância de viver cada fase da vida sem queimar ou pular etapas;
Ajudar na compreensão das mudanças sofridas no corpo, na voz e na mente;
Investir nas amizades fortalecendo o respeito, solidariedade e o amor;
Trabalhar os sete princípios bíblicos;

Desenvolvimento:

O projeto será desenvolvido uma vez por semana no horário e prazo determinado. Podendo o educador aplicá-lo também diariamente nas atividades, devocionais, oficinas, brincadeiras, rodas de conversa ou quando acharem necessidade.

Metodologia:

Para se trabalhar este projeto segue algumas sugestões de atividades:
Resgatar brincadeiras antigas que os pais, avós, tios brincavam e trabalhar em sala;
Pesquisa de brincadeiras na cultura americana;
Produção de textos;
Trabalho com histórias que retratem bem o papel da criança e do adolescente.
Dinâmicas que envolva o tempo;
Ministração ( palestra) sobre os desenhos e suas mensagens ocultas com especialistas, tradução de alguns nomes, títulos e termos usados no desenhos escolhidos;
Conversas em sala sobre namoro ( debates, rodas de conversas); Base bíblica para o namoro no tempo certo;
Diferenciação do que é ficar e namorar;
Discussões sobre o computador: quando é bom, como utilizar, para que?
Aplicação dos sete princípios bíblicos;
Pesquisas e desafios para os adolescentes e crianças de como eles têm aproveitado o tempo, o que tem feito, disciplina na rotina diária como estudantes e em casa;
Discussões sobre o namoro precoce com temas: gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis.
Filmes para despertar o lado crítico dos alunos;
Confecções de cartões de alerta;
Conversas sobre as mudanças que nosso corpo sofre com o passar das fases: da infância à puberdade;
Produções de texto com temas: O que Deus tem esperado de mim? Como adolescente e criança como posso fazer a obra de Deus? Qual o chamado de Deus para minha vida?
Discussões sobre os programas de televisão, quais assistir e quais edificarão minha vida, minha casa e minha família?
Conversas sobre a influência das novelas na formação do caráter e de como condiz sua própria vida;
Através de desenhos ou textos os alunos irão demonstrar, exemplificar como é divido o tempo deles. Orientação prática para melhoria;
Testemunho de jovens: rapaz e moça que tem mantido o padrão bíblico da espera e do comportamento no namoro;
Encaminhamento da criança e do adolescente para as sugestões que ele der no texto como algo prático na sua vida ( por exemplo: ministério na Igreja, trabalho dentro do C.E);
Esclarecimento de como entender o chamado de Deus palestra com pessoa embasada neste conhecimento bíblico;

Culminância:

O encerramento do projeto será com um dia de lazer com brincadeiras antigas que os educandos pesquisaram como exemplo: amarelinha, escravos de Jo, corre cutia, entre outras brincadeiras. Teatros tema: ser criança, adolescente, situações corriqueiras ou diferentes do comportamento nestas fases, danças e mensagens.

Projeto elaborado pelos educadores: Bruna Paula de Souza Beijo, Marcos Sabbadini Miranda, Tatiane Belizário e Rita de Cássia Petinelli

0 comentários:

Postar um comentário