Crianças à beira do caminho - tão próximas, mesmo assim invisíveis


Segue abaixo algumas sitações da palavra ministrada pelo pr. Ariovaldo Ramos (presidente do ministério JEAME) de sua ministração no I Encontro de Educadores Sociais Cristãos, organizado por Mãos Dadas em julho de 2008. Essas frases tem como objetivo a reflexão e fortalecimento de muitos Educadores Sociais e também à Igreja sobre o nosso compromisso com Deus e com as crianças brasileiras que estão à beira do caminho.



"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar."

Lucas 10: 25 - 37

"Devo ser próximo daquele que eu vir que precisa de mim."

" Temos pensadores e teólogos, temos ótimas escolas de teologia, mas continuamos sendo uma igreja que sabe “tudo” sobre Deus, mas não sabe a quem amar".

"A melhor coisa que a igreja pode fazer onde quer que esteja inserida para pregar o evangelho é demonstrar o amor de Deus, marca básica do seu Reino".

" Precisamos ver a pessoa a quem devo ajudar (não com os olhos, mas com o coração).


"A compaixão é fruto da identificação, de eu me colocar no lugar do outro".

" A compaixão que não se coloca no lugar do outro é egoísta, porque é uma compaixão da filantropia, não da comunhão".

“Teologia da ação social” de acordo com o pastor Presbiteriano Dídimo de Freitas: Você tem de sair do seu conforto e ir para o lugar de desconforto do outro. Fazer o possível para tirá-lo dali e trazê-lo para o lugar de conforto".

"Será que você realmente conhece a Deus se você não sabe a quem deve amar?
Quem sabe de Deus sabe a quem deve amar, pois Deus é amor".

"É difícil perceber que não há outra maneira de falar de um Deus que é amor se não for por meio de atos de amor que dão conteúdo a qualquer palavra que a gente queira dizer. Quem segue a um Deus assim, não pode ter palavras vazias".

" A criança é quem está à beira do caminho! Cerca de 11,5 milhões de crianças, 56% na faixa etária de até 6 anos de idade vivem em famílias cuja renda mensal está abaixo de meio salário mínimo per capita por mês. (IBGE/Pnade 2006-Tabulação Especial de Equidade)".

"O narcotráfico sabe que a criança é inimputável, não pode ser responsabilizada. Sendo assim, eles aliciam a criança para fazer o serviço sujo".


“Estamos cegos ao valor intrínseco da criança. Ainda justificamos o evangelismo infantil como uma “ponte”para alcançar os pais”.
Bráulia Ribeiro, missionária da JOCUM

“Creio que, de forma geral, estamos tão ocupados com o universo adulto e com as questões pragmáticas da vida da igreja (administração, programações, projetos, etc.) que pouca (ou nenhuma) atenção damos aos problemas das crianças!”
José Nilton, pastor e ex-diretor da Associação Evangélica de Educação teológica na América Latina (AETAL).

Fonte: Revista Mãos Dadas de Setembro de 2008

0 comentários:

Postar um comentário