Apresentação
O Projeto Olimpíadas promove competições entre alunos sobre
matérias específicas. Participa destes torneios estudantes do ensino
fundamental e médio de escolas públicas que estão vinculados em Projetos
Sociais. Através de conteúdos pedagógicos básicos distribuídos e trabalhados
nos Projetos participantes, alunos e professores promovem o ensino e a
divulgação da ciência, cultura e ensino de forma lúdica, prática e cooperativa.
As olimpíadas fazem com que o conhecimento, a cultura e a prática
de exercícios estejam mais próximos dos alunos, mostrando que aprender pode ser
divertido. Mais que uma competição, é um incentivo aos alunos conhecerem sobre
os outros continentes e como é realizada uma Olimpíada, podendo ingressar no
mundo, em diversos aspectos além da comunidade onde vivem.
Justificativa
Este Subprojeto justifica-se pela proximidade do
evento esportivo – Olimpíadas – e pelas possibilidades que se descortinam de
desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social que naturalmente, e pela
força da mídia são de interesse das crianças.
Na prática podemos traduzir as palavras acima em
ações e intervenções pedagógicas que as contemplem. Consideramos, por exemplo,
que as crianças possuam interesse e habilidades distintas no quesito esporte,
que cada um de nós expresse e sinta diferentemente a emoção da vitória e da
derrota, entre outras questões que dizem do desenvolvimento individual, estas
têm espaço garantido em uma proposta coletiva, não no sentido de padronizar
respostas e conhecimentos, mas no de agregar diferentes desenvolvimentos que
colaborem para o crescimento coletivo.
Este projeto justifica-se, portanto, por seu
caráter cultural, emocional, afetivo, motor, socializador.
Objetivo
Geral
·
Contextualizar o
evento esportivo, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e
social.
Objetivos Específicos
1. Estimular o conhecimento das principais
modalidades esportivas: vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância,
arremesso, etc;
2. Estimular a coordenação motora:
equilíbrio, freio inibitório, força, resistência, postura, etc;
3. Estimular o fazer em equipe;
4. Estimular a colaboração;
5. Estimular a competição saudável;
6. Estimular a capacidade de lidar com as
questões de ganhar e perder;
7. Estimular a imaginação;
8. Estimular e desenvolver a criatividade;
9. Estimular e desenvolver a expressão
corporal;
10. Estimular e desenvolver a linguagem
verbal;
11. Estimular e desenvolver a expressão de
idéias, sentimentos, sensações;
12. Estimular e desenvolver a curiosidade e
o interesse por outras culturas;
13. Estimular e desenvolver a capacidade de
emitir opiniões e de argumentar;
14. Estimular e desenvolver as habilidades
motoras;
Metodologia
1. Separação dos continentes pelas turmas, para estudo e pesquisa, onde
cada turma representará um país de um determinado continente;
2. Uso de histórias;
3. Criação de textos;
4. Mini campeonato com as principais modalidades esportivas, tais como
vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc.
5. Pesquisa: Como é o país que irá sediar as Olimpíadas de 2012 –
Interação com Oficina de Inglês;
6. Pesquisa: Qual esporte meus familiares mais gostam? – Fazer um
trabalho familiar a ponto de incentivar os familiares à prática esportiva.
7. Hipotetizar e (copiar) os nomes das principais modalidades esportivas
e palavras relacionadas;
8. Montar um circuito esportivo na sala, seja sobre conhecimento, seja com
um exercício, ou uma brincadeira;
9. Confeccionar a mascote das Olimpíadas de 2012;
10. Verificar em um mapa para onde estão indo os atletas brasileiros;
11. Jogos e brincadeiras lógicas-matemáticas envolvendo a quantidade de
jogadores, países participantes, forma de contagem da pontuação, no computador
durante as aulas de informática, etc;
12. Competição entre as turmas sobre os continentes representados.
13. Exibição de filmes para debates:
·
Invictus (acompanha o período em que Nelson Mandela sai da
prisão, torna-se presidente e vira um ícone mundial. Na tentativa de diminuir a
segregação racial na África do Sul, o rugby é utilizado para tentar amenizar o
fosso entre negros e brancos, fomentado por quase 40 anos. O jogador Francois
Pienaar é o capitão do time e será o principal parceiro de Mandela na
empreitada),
·
Para Sempre
Vencedor (Rick Penning vive sua vida da mesma forma que joga rugby:
rápida, forte e intensamente. Quando ele vai parar na prisão devido a um
acidente de trânsito, conhece Marcus Tate, que lhe oferece a chance de voltar a
jogar pelo seu antigo time rival. Relutante, Rick decide entrar para o time e
deve passar por uma forte rotina de treinamentos e duras normas de conduta
impostas pelo novo treinador. Rick então precisa enfrentar uma grande prova de
fogo ao ter que enfrentar o atual time campeão que é treinado justamente pelo
seu pai),
·
Desafiando
Gigantes (Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma
escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma
temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais
aparentemente insuperáveis, a idéia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente.
É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da
fé que ele descobre a força da perseverança para vencer).
·
B 1 - Tenório
em Pequim O que faz um campeão? Perseverança, sacrifício e disciplina somam-se na jornada de Tenório, judoca profissional classificado como B1 – cegototal. Isolamento e solidão são alguns dos desafios enfrentados por este brasileiro espetacular em um projeto inédito, a conquista de uma quarta medalha de ouro em Paraolimpíadas. Filmado no Brasil, França e China, o documentário “B1 – Tenório em
Pequim” mergulha na sensibilidade de um personagem explosivo e tocante, e narra por um ponto de vista que nada tem de deficiente a preparação para este grande combate, numa emocionante viagem cinematográfica).
·
Munique (Olimpíadas de Munique,
1972.
Um grupo de palestinos invade o alojamento dos atletas israelenses, dando início a um sangrento atentado. Depois de muita tensão, os radicais e mais 11 atletas judeus são mortos. A primeira ministra de Israel, Golda Meir, convoca cúpula do seu governo para planejar vingança exemplar, onde seriam assassinados importantes líderes árabes. A missão – extremamente secreta e perigosa – é entregue a Avner, agente do Mossad e ex-segurança de Golda. Ele é encarregado de comandar uma reduzida equipe de agentes que sairá, através do planeta, à caça de onze nomes escolhidos a dedo. Porém, quanto mais Avner se entrega à sua missão, mais ele se desencanta e se desespera ao tomar contato com a gigantesca sujeira que rege todo o “business” da espionagem. Ele percebe que no fundo a luta não é mais entre palestinos e israelenses, mas sim entre quem tem muito dinheiro e quem tem mais dinheiro. Líderes políticos são apenas mercadorias com dois preços: quanto elesvalem mortos e quanto valem vivos. Enquanto os povos sofrem, os poderosos manipulam. Em “Munique”, os conflitos só causam dor e pânico. Para palestinos e para judeus. Assim como na vida).
·
Bolas em
Pânico (Ray Daytona é um campeão de pingue-pongue habilidoso e carismático, mas uma falha nas Olimpíadas de Seoul, em 1988, leva ao assassinato de seu pai. Atormentado pela culpa e pelo arrependimento, o antigo ícone do esporte está agora completamente esquecido. Mas tudo mudaquando o FBI o chama para infiltrar uma organização de pingue-pongue perigosa e ultra-secreta chefiada pelo assassino de seu pai, o maldoso e estiloso Feng (Walker). É um jogo de vida ou morte, mas Randy decide dar a volta por cima. Porém, para se preparar para esta última batalha, ele precisa da orientação do Mestre Wang e de sua bela filha Maggie para redescobrir o jogo que ele amava e aprender o verdadeiro significado...do pingue-pongue!).
·
Space Jam (Vários alienígenas querem que Pernalonga e sua turma se tornem a principal atração de um parque de diversões. Quando está prestes a ser capturado, Pernalonga propõe um jogo de basquete em troca de sua liberdade. E para enfrentar o temível time dos Monstars alienígenas, o coelho convoca um importante reforço do basquete americano).
culminância:
Cerimônia de encerramento do Mini campeonato Olímpico de 2012.
• Sala enfeitada com os motivos do Projeto (Inspirados na cultura
inglesa)
• Circuito esportivo: Basquete, Futebol, vôlei, etc
• Entrega das medalhas (Neste momento estará tocando a música:
Tema da Vitória).
BIBLIOGRAFIA:
Projetos da Educação Infantil, postado por
Tatiana Hoffmann em FaceBook, rede social.
Filmes de Cinema: www.filmesdecinema.com.br
Projeto elaborado por Adenilson Alves Teixeira,
Bruna Paula de Souza Beijo, Tatiane Belizário Gracindo
0 comentários:
Postar um comentário