APRESENTAÇÃO
A Arte tem uma função tão importante quanto à dos outros
conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área de Arte está
relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades.
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento
artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar
e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade,
percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar
e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas
diferentes culturas.
Esta área também favorece ao aluno relacionar-se
criadoramente com as outras disciplinas auxiliando no aprendizado de cada
conteúdo. Por exemplo, o aluno que exercita continuamente sua imaginação estará
mais habilitado a construir um texto, a desenvolver estratégias pessoais para
resolver um problema matemático.
A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como
portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais.
Essa forma de comunicação é rápida e eficaz, pois atinge o interlocutor por
meio de uma síntese ausente na explicação dos fatos.
O aluno torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana
mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, no
exercício de uma observação crítica do que existe na sua cultura, podendo criar
condições para uma qualidade de vida melhor.
JUSTIFICATIVA
A arte também está presente na sociedade em profissões que
são exercidas nos mais diferentes ramos de atividades; o conhecimento em artes
é necessário no mundo do trabalho e faz parte do desenvolvimento profissional
dos cidadãos.
O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno
tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a
arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é
preciso mudar referências a cada momento, ser flexível.
Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a
flexibilidade é condição fundamental para aprender.
O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de
aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa
dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações
musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a competência estética e artística nas diversas
modalidades da área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), tanto para
produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente,
apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e
culturas produzidos ao longo da história e na contemporaneidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Expressar e saber comunicar-se em
artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e
fruir produções artísticas;
2. Interagir com materiais, instrumentos
e procedimentos variados em artes (A r t e s V i s u a i s, D a n ç a, M ú s i
c a, T e a t r o), e x p e r i m e n t a n d o - o s e conhecendo-os de modo a
utilizá-los nos trabalhos pessoais;
3. Edificar uma relação de autoconfiança
com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria
produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade
de procedimentos e soluções;
4. Observar as relações entre o homem e
a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando,
argumentando e apreciando arte de modo sensível;
5. Buscar e saber organizar informações
sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola
e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos,
discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura,
bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo
a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na
história das diferentes culturas e etnias.
METODOLOGIA
1. Musical;
2. Concurso de Fotografia;
3. Origami: ensino de dobradura com
papel e exposição; Mosaico;
4. Confecção de cartões com artes em
papel, Flores, Borboleta, etc;
5. Confecção de brinquedos populares;
6. Reutilização de material reciclável
para a confecção de brinquedos e obras de artes;
7. Concurso de desenho;
8. Oficina com desenhista em quadrinho;
9. Produção de histórias em quadrinhos;
10. Exposição de obras de artes com
pintura de paisagem;
11. Teatro: Dramatização e Evangelismo
(“Ladrão da Alegria”);
12. Dança;
13. Expressão Corporal;
14. Visita ao Palácio das Artes (Clóvis
Salgado);
15. Apresentação do grupo de flauta,
violão;
16. Visita à apresentação Concerto no
Parque;
17. FOTO É HISTÓRIA (exposição de fotos,
memorial, contando a história do Centro Estudantil);
18. Concurso de Talentos, baseado em
programas da televisão como “Qual é o seu talento” e “Se ela dança, eu danço”,
explorando talentos que ainda não foram encontrados em cada um;
19. Trabalhas Poemas e Poesias.
CULMINÂNCIA
·
CURTA
METRAGEM
Criação de
um filme contando a história de um aluno do Projeto e situações que ocorreram
durante o ano.
Cinema para
os pais com o filme.
·
EXPOSIÇÃO
DAS OBRAS REALIZADAS
BIBLIOGRAFIA
PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) DE ARTES, disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf
Projeto elaborado por: Adenilson Alves Teixeira, Bruna Paula
de Souza Beijo, Tatiane Belizário Gracindo
0 comentários:
Postar um comentário