Apresentação
O Projeto Soletrando surgiu a partir da iniciativa da facilitadora da Compassion do Núcleo de Formação, a fim de interagir os educandos de todos os Projetos aos quais ela acompanha.
Justificativa
Diante da necessidade de ampliar o vocabulário da nossa língua, temos o Projeto Soletrando como uma ferramenta para favorecer maior assimilação de palavras novas e, concomitantemente, reforçando conhecimentos anteriores, visando criar espaços onde exista uma maior interação e cooperação através de atividades em grupo.
Objetivos
• Ampliar o vocabulário dos educandos através de novas palavras soletradas;
• Trabalhar ortografia e, principalmente, as dificuldades ortográficas;
• Promover a interação entre os educandos de turmas diferentes;
• Promover a interação entre educandos de diversos Projetos Sociais parceiros da Compassion;
• Adquirir recursos básicos para escrever e ler com autonomia, reconhecendo que as palavras são formadas por letras.
• Identificar corretamente as letras a serem usadas nas palavras e discriminar visual e auditivamente as letras nas palavras pronunciadas, a fim de perceber e comparar os sons de letras sílabas na composição de uma palavra.
• Levar os educandos a interessar-se também pela explicação adquirido o hábito de escutar, empenhando-se na aplicação das normas do sistema de escrita.
• Levar os educandos a desenvolver bons hábitos de leitura como ferramenta para a ampliação do vocabulário, descoberta do novo e melhoria da ortografia (escrita)
Metodologia
Primeira Fase:
O Soletrando terá inicio no mês de junho, sendo as disputas realizadas a principio dentro dos Projetos.
Cada educador poderá desenvolver com sua turma uma lista de palavras para treinar com os educandos.
Essa fase durará todo o mês de junho (do dia 01 ao dia 30 de junho de 2010).
As eliminatórias ocorrerão da seguinte maneira:
• Cada sala realizará as eliminações dentro da própria turma, restando apenas um competidor vencedor em cada turno para disputar entre as faixas etárias
• As competições dentro de cada turma podem acontecer nos dias de Projeto de Interesse ou nos dias de apoio pedagógico.
• Cada educador ficará responsável por organizar as competições dentro de sua turma
• A final da primeira fase restará um educando por faixa etária em cada turno (até segunda ordem de nossa facilitadora da Compassion).
• As faixas etárias são a seguir:
6 a 8 anos (crianças nascidas entre 2002 a 2004)
9 a 10 anos (juniores nascidos entre 2000 a 2001)
11 a 14 anos (adolescentes nascidos entre 1996 a 1999)
Segunda Fase:
• A segunda fase será a competição final entre os educandos que venceram de todos os Projetos por faixa etária, em julho de 2010. O campeão, dentre todos os Projetos será premeado.
• Lembrando que apenas os apadrinhados poderão participar da final entre os Projetos
Recursos
Os recursos humanos utilizados serão os colaboradores e participantes. Os recursos materiais utilizados para a execução será a lista de palavras que irão utilizar para treinar. O educador poderá se dispor de outras formas para treinar os educandos.
Projeto elaborado pela coordenação pedagógica
0 comentários:
Postar um comentário