Dia 18 de maio é o dia nacional de protesto contra a violência sexual.
A violência sexual contra crianças e adolescentes tem crescido em nosso país. Muitas vítimas, por medo, não denunciam. Outras, apesar de denúnciar, tornam-se como casos "arquivados" por serem considerados casos com poucas provas. Enquanto isso milhares de crianças são abusadas e exploradas sexualmente.
O filme "Anjos do Sol", de Rude Lagemann, é uma denúncia da exploração sexual no Brasil e retrata o caso de centenas de meninas que são vítimas de tal crueldade. Casos da vida real, na qual a vítima poderia ser eu ou você.
A Cia teatral do Ministério Ame uma Criança apresenta uma peça em todo Brasil denominada "Segredo Não!". Essa peça retrata os vários tipos de abusos e bullings contra crianças e ensina o que a criança deve fazer nesses casos. Ao cabo da peça muitas crianças se abrem, caso tenham se identificado com os casos dos personagens do teatro.
É preciso ter cautela ao denunciar. É preciso procurar o local certo e as pessoas certas para que o denunciante não te exponha ao risco. Nem sempre ligar para o Polícia é a melhor solução para a resolução desses casos. O Doutor Guilherme Zanina Schelb, mestre em Direito Constitucional e atualmente Procurador Regional da República, dá algumas dicas de como agir quando descobrimos casos de abuso contra a criança ou até mesmo como diagnosticar em seu livro Violência e criminalidade infanto-juvenil.
No site de Casé Fortes http://todoscontraapedofilia.ning.com/ você encontra fórum de discussões e se mantém informado de como combater a pedofilia e as diversas formas de abuso sexual contra a criança e o adolescente.
Mantenha-se informado e "vista a camisa" em defesa da criança!
Por Coordenação Pedagógica