A origem da Páscoa


"Limpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. "1 Coríntios 5:7

- Em Gênesis: O pecado entrou no mundo por meio de Adão e Eva. Por causa do pecado, vendo que estavam nus, sentiram vergonha e tentaram se esconder de Deus. Para cobrir a nudez de Adão e Eva assim como seus pecados, foi sacrificado o primeiro cordeiro.

- No livro de Êxodo: O povo de Israel cresceu e se multiplicou muito no Egito, entrando nesta terra por meio de José. Um novo Faraó surgiu e, preocupado com o crescimento dos Hebreus no Egito, resolveu matar todas os filhos que nascessem, por medo deste povo tornar-se forte demais naquela nação e fez com que eles se tornassem seus escravos. Foi quando Moisés foi salvo, sendo colocado em um cesto forrado por betume por sua mãe Joquebede e levado pelas águas do Nilo até a filha de Faraó, que o criou como filho. Moisés depois de adulto, temendo a Faraó por ter cometido um crime para defender um Hebreu, fugiu das terras do Egito. Moisés então se casou com a filha de Jetro e se tornou pastor das ovelhas de seu sogro. Em um campo com as ovelhas Moisés ouviu a voz de Deus pela primeira vez através de uma sarça que ardia em chamas, porém não queimava. Deus estava chamando Moisés para uma missão: Interceder por seu povo diante de Faraó para que deixasse seu povo sair do Egito para adorá-lo no deserto. Moisés então foi, junto com seu irmão Arão até Faraó, que endureceu o coração contra o povo Hebreu e não os deixou partir. Foi então que Deus enviou as 10 pragas no Egito, sendo que a última culminou na comemoração da primeira Páscoa (que significa passagem).

A Celebração da Primeira Páscoa
A décima praga lançada sobre o Egito foi a morte dos primogênitos. A ordem de Deus dada a Moisés para o povo Hebreu foi que selassem os umbrais das portas de suas casas com o sangue de um cordeiro sem defeito. Os Hebreus assariam a carne daquele cordeiro e a comeriam, tendo outros pratas para a ceia Pascoal:
- O pão sem fermento ou pão asmo: significava a partida do povo Hebreu do Egito. Não daria tempo do pão fermentar, por isso, deveria ser feito sem fermento, simbolizando que deveriam sair rapidamente do Egito.
- Vinho: representava as fases da redenção.
- Água com sal: representava as lágrimas do povo Hebreu no Egito quando esses mataram seus filhos ainda recém nascidos.
- Ervas amargas: Traduz o sofrimento da escravidão do povo Hebreu no Egito.
- Ovo: Simbolizava o povo judeu que apesar do sofrimento se tornava mais forte.
- Maçã amassada: Representava os tijolos feitos pelos Hebreus.
O anjo da morte passaria e, a casa que estivesse marcada com o sangue do cordeiro, ele não entraria e não levaria o primogênito dessa casa. Foi quando o filho de Faraó foi morto e ele expulsou os Hebreus do Egito.  Depois disso acabou se arrependendo e, durante a perseguição, o povo Hebreu atravessou o mar vermelho, mas Faraó e seus acompanhantes foram mortos após o mar se fechar sobre eles.

"Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". João 1: 29

A figura de Jesus e o Cordeiro Pascoal

"Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensine: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha." 1 Coríntios 11: 23-26

Na noite em que Jesus foi traído ele celebrou, juntamente com seus discípulos, a ceia pascoal. Naquela noite Jesus foi entregue aos guardas romanos e foi humilhado. Jesus foi levado ao Calvário, onde foi crucificado.

"Verdadeiramente ele levou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas ADONAI fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." Isaías 53: 4 - 6

O sangue do cordeiro pascoal do Êxodo é a figura do sangue precioso de Jesus Cristo que foi derramado na cruz , sangue que não apenas cobre o pecado, mas tira o pecado, que nos purifica e nos livra da morte eterna que é a separação de Deus. O pecado é o abismo que nos separa de Deus, mas Jesus Cristo é a ponte que nos une a Ele, o Redentor.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor". Romanos 6: 23

Depois da crucificação, ao terceiro dia, em um domingo, Jesus ressuscitou dentre os mortos e hoje vive e reina eternamente! Essa é a Páscoa comemorada pelos cristãos.


Por Coordenação Pedagógica

As Duas Páscoas

Muito mais que um evento que envolve o marketing comercial, a Páscoa precisa ser lembrada com o seu real significado. Veja o material abaixo para trabalhar os dois sentidos da Páscoa (o que é mostrado pelos meios de comunicação e comércio e o real sentido).


Mirian Galli registrou em seu blog como utilizar este material. Veja clicando no link As duas páscoas - Apec

Por Coordenação Pedagógica