Projeto Olimpíadas


Apresentação
O Projeto Olimpíadas promove competições entre alunos sobre matérias específicas. Participa destes torneios estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas que estão vinculados em Projetos Sociais. Através de conteúdos pedagógicos básicos distribuídos e trabalhados nos Projetos participantes, alunos e professores promovem o ensino e a divulgação da ciência, cultura e ensino de forma lúdica, prática e cooperativa.
As olimpíadas fazem com que o conhecimento, a cultura e a prática de exercícios estejam mais próximos dos alunos, mostrando que aprender pode ser divertido. Mais que uma competição, é um incentivo aos alunos conhecerem sobre os outros continentes e como é realizada uma Olimpíada, podendo ingressar no mundo, em diversos aspectos além da comunidade onde vivem.

Justificativa
Este Subprojeto justifica-se pela proximidade do evento esportivo – Olimpíadas – e pelas possibilidades que se descortinam de desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social que naturalmente, e pela força da mídia são de interesse das crianças.
Na prática podemos traduzir as palavras acima em ações e intervenções pedagógicas que as contemplem. Consideramos, por exemplo, que as crianças possuam interesse e habilidades distintas no quesito esporte, que cada um de nós expresse e sinta diferentemente a emoção da vitória e da derrota, entre outras questões que dizem do desenvolvimento individual, estas têm espaço garantido em uma proposta coletiva, não no sentido de padronizar respostas e conhecimentos, mas no de agregar diferentes desenvolvimentos que colaborem para o crescimento coletivo.
Este projeto justifica-se, portanto, por seu caráter cultural, emocional, afetivo, motor, socializador.


Objetivo Geral
·         Contextualizar o evento esportivo, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social.

Objetivos Específicos
1.    Estimular o conhecimento das principais modalidades esportivas: vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc;
2.    Estimular a coordenação motora: equilíbrio, freio inibitório, força, resistência, postura, etc;
3.    Estimular o fazer em equipe;
4.    Estimular a colaboração;
5.    Estimular a competição saudável;
6.    Estimular a capacidade de lidar com as questões de ganhar e perder;
7.    Estimular a imaginação;
8.    Estimular e desenvolver a criatividade;
9.    Estimular e desenvolver a expressão corporal;
10.  Estimular e desenvolver a linguagem verbal;
11.  Estimular e desenvolver a expressão de idéias, sentimentos, sensações;
12.  Estimular e desenvolver a curiosidade e o interesse por outras culturas;
13.  Estimular e desenvolver a capacidade de emitir opiniões e de argumentar;
14.  Estimular e desenvolver as habilidades motoras;

Metodologia
1. Separação dos continentes pelas turmas, para estudo e pesquisa, onde cada turma representará um país de um determinado continente;
2. Uso de histórias;
3. Criação de textos;
4. Mini campeonato com as principais modalidades esportivas, tais como vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc.
5. Pesquisa: Como é o país que irá sediar as Olimpíadas de 2012 – Interação com Oficina de Inglês;
6. Pesquisa: Qual esporte meus familiares mais gostam? – Fazer um trabalho familiar a ponto de incentivar os familiares à prática esportiva.
7. Hipotetizar e (copiar) os nomes das principais modalidades esportivas e palavras relacionadas;
8. Montar um circuito esportivo na sala, seja sobre conhecimento, seja com um exercício, ou uma brincadeira;
9. Confeccionar a mascote das Olimpíadas de 2012;
10. Verificar em um mapa para onde estão indo os atletas brasileiros;
11. Jogos e brincadeiras lógicas-matemáticas envolvendo a quantidade de jogadores, países participantes, forma de contagem da pontuação, no computador durante as aulas de informática, etc;
12. Competição entre as turmas sobre os continentes representados.
13. Exibição de filmes para debates:
·         Invictus (acompanha o período em que Nelson Mandela sai da prisão, torna-se presidente e vira um ícone mundial. Na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul, o rugby é utilizado para tentar amenizar o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase 40 anos. O jogador Francois Pienaar é o capitão do time e será o principal parceiro de Mandela na empreitada),
·         Para Sempre Vencedor (Rick Penning vive sua vida da mesma forma que joga rugby: rápida, forte e intensamente. Quando ele vai parar na prisão devido a um acidente de trânsito, conhece Marcus Tate, que lhe oferece a chance de voltar a jogar pelo seu antigo time rival. Relutante, Rick decide entrar para o time e deve passar por uma forte rotina de treinamentos e duras normas de conduta impostas pelo novo treinador. Rick então precisa enfrentar uma grande prova de fogo ao ter que enfrentar o atual time campeão que é treinado justamente pelo seu pai),
·         Desafiando Gigantes (Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a idéia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé que ele descobre a força da perseverança para vencer).
·         B 1 - Tenório em Pequim O que faz um campeão? Perseverança, sacrifício e disciplina somam-se na jornada de Tenório, judoca profissional classificado como B1 – cegototal. Isolamento e solidão são alguns dos desafios enfrentados por este brasileiro espetacular em um projeto inédito, a conquista de uma quarta medalha de ouro em Paraolimpíadas. Filmado  no BrasilFrança e China, o documentário “B1 – Tenório em Pequim” mergulha na sensibilidade de um personagem explosivo e tocante, e narra por um ponto de vista que nada tem de deficiente a preparação para este grande combate, numa emocionante viagem cinematográfica).

·         Munique (Olimpíadas de Munique, 1972.
Um grupo de palestinos invade o alojamento dos atletas israelenses, dando início a um sangrento atentado. Depois de muita tensão, os radicais e mais 11 atletas judeus são mortos. A primeira ministra de Israel, Golda Meir, convoca  cúpula do seu governo para planejar vingança exemplar, onde seriam assassinados importantes líderes árabes. A missão – extremamente secreta e perigosa – é entregue a Avner, agente do Mossad e ex-segurança de Golda. Ele é encarregado de comandar uma reduzida equipe de agentes que sairá, através do planeta, à caça de onze nomes escolhidos a dedo. Porém, quanto mais Avner se entrega à sua missão, mais ele se desencanta e se desespera ao tomar contato com a gigantesca sujeira que rege todo o “business” da espionagem. Ele percebe que no fundo a luta não é mais entre palestinos e israelenses, mas sim entre quem tem muito dinheiro e quem tem mais dinheiro. Líderes políticos são apenas mercadorias com dois preços: quanto elesvalem mortos e quanto valem vivos. Enquanto os povos sofrem, os poderosos manipulam. Em “Munique”, os conflitos só causam dor e pânico. Para palestinos e para judeus. Assim como na vida).
·         Bolas em Pânico (Ray Daytona é um campeão de pingue-pongue habilidoso e carismático, mas uma falha nas Olimpíadas de Seoul, em 1988, leva ao assassinato de seu pai. Atormentado pela culpa e pelo arrependimento, o antigo ícone do esporte está agora completamente esquecido. Mas tudo mudaquando o FBI o chama para infiltrar uma organização de pingue-pongue perigosa e ultra-secreta chefiada pelo assassino  de seu pai, o maldoso e estiloso Feng (Walker). É um jogo de vida ou morte, mas Randy decide dar a volta por cima. Porém, para se preparar para esta última batalha, ele precisa da orientação do Mestre Wang e de sua bela filha Maggie para redescobrir o jogo que ele amava e aprender o verdadeiro significado...do pingue-pongue!).
·         Space Jam (Vários alienígenas querem que Pernalonga e sua turma se tornem a principal atração de um parque de diversões. Quando está prestes a ser capturado, Pernalonga propõe um jogo de basquete em troca de sua liberdade. E para enfrentar o temível time dos Monstars alienígenas, o coelho convoca um importante reforço do basquete americano).

culminância:
Cerimônia de encerramento do Mini campeonato Olímpico de 2012.
• Sala enfeitada com os motivos do Projeto (Inspirados na cultura inglesa)
• Circuito esportivo: Basquete, Futebol, vôlei, etc
• Entrega das medalhas (Neste momento estará tocando a música: Tema da Vitória).

BIBLIOGRAFIA:
Projetos da Educação Infantil, postado por Tatiana Hoffmann em FaceBook, rede social.
Filmes de Cinema: www.filmesdecinema.com.br


Projeto elaborado por Adenilson Alves Teixeira, Bruna Paula de Souza Beijo, Tatiane Belizário Gracindo

0 comentários:

Postar um comentário