Projeto Cidadania


Apresentação
Essa palavra envolve pensamentos profundos sobre a vida em comunidade. Cidadania significa: “o bem de todos está acima do meu bem individual”. Não estamos sozinhos. Compartilhamos o tempo, o espaço e os recursos com uma multidão de pessoas.
Por que me importar com os outros? Talvez porque o que é melhor para todos é melhor para o indivíduo. Há lucro em favorecer o próximo! Tal como o fazendeiro que dava as melhores sementes aos vizinhos. Assim, tendo bom milho ao redor da fazenda, o seu milharal recebia pólen (o que fertiliza para dar o fruto) de ótima qualidade. E ele colhia milho cada vez melhor.
Mas quem crê em Deus vive por algo maior. Este Bem Maior é Deus, que nos amou e se entregou por nós. Nós, por nossa parte, devemos assim amar ao próximo.
Cidadania é amar e servir. Neste ano desdobraremos eese pensamento na prática. Assim a vida ficará melhor, rica e mais fácil. E daremos glória a Deus por meio da nossas ações.
Sejamos bons cidadãos deste mundo... e do Reino dos Céus!

Justificativa
            O todo é resultado da contribuição de cada um. Cada vez que alguém fala mal da comunidade a que pertence, fala mal de si mesmo, pois é parte do todo e o todo tem sua contribuição.
            Muito são os que se apresentam para falar dos problemas, mas não se comprometem com a solução. Denunciar problemas é fácil e confortável, mas é necessário também apresentar respostas e se colocar à disposição para realizá-las.
Não podemos ser apolíticos! Se optarmos por morar em uma comunidade, vilarejo ou cidade (“polis”, no grego, é cidade), devemos nos comprometer com os assuntos dali, e isso é política (cuidar dos assuntos da cidade).
Assim, a pobreza no bairro, o menor abandonado, as crises sociais e tantas outras são assunto meu, assunto seu, assunto nosso.
Tudo o que acontece é da nossa conta e devemos tomar posição; devemos fazer parte dos processos decisivos da coletividade e nos envolver nos projetos comunitários. Devemos dar nosso tempo, energia, recursos, experiências e habilidades para enriquecer o todo.

Objetivo
·         Trabalhar a Cidadania em espaços públicos (bairro, ruas, praças...);
·         Desenvolver a identidade dos educandos com relação a Cidadania;
·         Desenvolver a Cidadania e ação social;
·         Inculcar no educando a responsabilidade de cuidar bem da natureza e dos recursos que já estavam aqui antes de nós;
·         Levar os educandos a entender que Deus criou cada um com um propósito no qual seja para o bem de todos;
·         Incentivar o educando a ser participativo com relação a ele e a comunidade;
·         Levar o educando a ter uma consciência de servir assim como Cristo;
·         Trabalhar a compreensão dos direitos e deveres;
·         Transmitir a consciência dos valores.

Metodologia
1.    Desenvolver rodas de bate-papo com o tema:
·         O que é cidadania no espaço público?
·         Cidadania e a criação de Deus.
·         Nossas atitudes e o bem para todos.
·         Qual é a importância para servir?
2.    Desenvolver jogos cooperativos com o tema Cidadania.
3.    Articular atividades voltadas para o tema.

Culminância
Promover junto com a escola Honorina de Barros um momento de socialização e conscientização sobre cidadania.

Projeto elaborado por Marcos Sabbadini, Cláudia Bueno e Rosemeire Bazílio

0 comentários:

Postar um comentário