Projeto Artes

APRESENTAÇÃO
A Arte tem uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades.
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
Esta área também favorece ao aluno relacionar-se criadoramente com as outras disciplinas auxiliando no aprendizado de cada conteúdo. Por exemplo, o aluno que exercita continuamente sua imaginação estará mais habilitado a construir um texto, a desenvolver estratégias pessoais para resolver um problema matemático.
A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais. Essa forma de comunicação é rápida e eficaz, pois atinge o interlocutor por meio de uma síntese ausente na explicação dos fatos.
O aluno torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, no exercício de uma observação crítica do que existe na sua cultura, podendo criar condições para uma qualidade de vida melhor.
JUSTIFICATIVA
A arte também está presente na sociedade em profissões que são exercidas nos mais diferentes ramos de atividades; o conhecimento em artes é necessário no mundo do trabalho e faz parte do desenvolvimento profissional dos cidadãos.
O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível.
Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.
O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a competência estética e artística nas diversas modalidades da área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas produzidos ao longo da história e na contemporaneidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.      Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
2.      Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (A r t e s V i s u a i s, D a n ç a, M ú s i c a, T e a t r o), e x p e r i m e n t a n d o - o s e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
3.      Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
4.      Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
5.      Buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.
METODOLOGIA
1.      Musical;
2.      Concurso de Fotografia;
3.      Origami: ensino de dobradura com papel e exposição; Mosaico;
4.      Confecção de cartões com artes em papel, Flores, Borboleta, etc;
5.      Confecção de brinquedos populares;
6.      Reutilização de material reciclável para a confecção de brinquedos e obras de artes;
7.      Concurso de desenho;
8.      Oficina com desenhista em quadrinho;
9.      Produção de histórias em quadrinhos;
10.  Exposição de obras de artes com pintura de paisagem;
11.  Teatro: Dramatização e Evangelismo (“Ladrão da Alegria”);
12.  Dança;
13.  Expressão Corporal;
14.  Visita ao Palácio das Artes (Clóvis Salgado);
15.  Apresentação do grupo de flauta, violão;
16.  Visita à apresentação Concerto no Parque;
17.  FOTO É HISTÓRIA (exposição de fotos, memorial, contando a história do Centro Estudantil);
18.  Concurso de Talentos, baseado em programas da televisão como “Qual é o seu talento” e “Se ela dança, eu danço”, explorando talentos que ainda não foram encontrados em cada um;
19.  Trabalhas Poemas e Poesias.

CULMINÂNCIA
·         CURTA METRAGEM
            Criação de um filme contando a história de um aluno do Projeto e situações que ocorreram durante o ano.
            Cinema para os pais com o filme.
·         EXPOSIÇÃO DAS OBRAS REALIZADAS

BIBLIOGRAFIA
PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) DE ARTES, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf


Projeto elaborado por: Adenilson Alves Teixeira, Bruna Paula de Souza Beijo, Tatiane Belizário Gracindo

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