Projeto Família [2]

APRESENTAÇÃO:


A família é o primeiro espaço onde cada indivíduo se insere e o qual ajuda na promoção de o ser pessoa. É neste contexto que o indivíduo se concientiza dos seus pápeis iniciando o processo de socialização, que o levará a uma melhor articulação com a comunidade. Assim, é dentro da família que se faz a trasmissão de valores, costumes e tradições entre as gerações. Neste sentido, a família é o espaço onde se aprende a viver, ser e estar, e onde se começa o processo de conscientização dos valores sociais inerentes à sociedade e sem os quais está não consegue sobreviver.

Portanto, é neste ambiente que o indivíduo aprende a respeitar os outros e a colaborar com eles. Podemos afirmar então que o meio familiar exerce uma das mais importantes influências no desenvolvimento dos filhos, pois é no seu meio que o homem nasce e existe e onde se desperta como pessoa.

JUSTIFICATIVA:

Considerando as inúmeras transformações na sociedade, o universo familiar vem sofrendo novas formas de organização, crenças, valores e práticas, assumindo novos modelos, a fim de se adaptar as inovações da sociedade. Neste contexto, o modelo tradicional de família (pai, mãe, e filho), foi sendo substituido por uma variedade de estruturas familiares. Portanto, esse projeto se justifica pela necessidade de ajudar os educandos e sua família a compreender os motivos que os levam a agir de forma saudável ou não em seu ambiente familiar.

Julgamos importante trabalhar com o educando e sua família, a fim de aprofundar na sua história, conhecer as origens de cada família, seus valores, costumes e crenças, a fim de promover mais diálogo e uma maior aproximação entre família e educando. Pretendemos então, fortalecer os vínculos familiares, trabalhando a partir da realidade dos educandos, considerando sua história, potencializando tudo que este aluno carrega de bom, de positivo dentro desta familía.

OBJETIVOS

- Conhecer suas raízes familiares.

- Compreender a origem dos hábitos, costumes e tradições da sua família.

- Recuperar suas raízes a fim de construir sua história.

- Recuperar suas raízes, a fim de construir sua história.

- Fortalecer os vínculos familiares.

- Reconhecer a família como um bem valioso.

- Compreender a importância da convivência harmoniosa na família.

- Identificar os pontos positivos e negativos da família, buscando melhoras significativas.

DESENVOLVIMENTO

As aulas serão desenvolvidas a partir de cada capítulo do “Livro da Família, são estes:

• Conhecendo a si mesmo.

• Árvore geneológica.

• História do pai.

• História da mãe.

• Avôs paternos.

• Avôs maternos.

• Bisavòs paternos.

• Bisavós maternas.

• Trisavós.

• Tataravós.





CULMINÂNCIA

Encerrar o projeto na festa da família.

Confeccionar lembrancinhas (Pode ser uma casinha de EVA com um versículo ou porta retrato com foto da família do aluno).

Obs: A culminância fica em aberto, uma vez que não temos certeza quanto à duração do projeto, talves ele termine depois da festa da família, ou antes.


Projeto feito por: Claúdia Bueno, Tatiane Belizário, Ivana Brandão.


0 comentários:

Postar um comentário