Projeto Família [2]

APRESENTAÇÃO:


A família é o primeiro espaço onde cada indivíduo se insere e o qual ajuda na promoção de o ser pessoa. É neste contexto que o indivíduo se concientiza dos seus pápeis iniciando o processo de socialização, que o levará a uma melhor articulação com a comunidade. Assim, é dentro da família que se faz a trasmissão de valores, costumes e tradições entre as gerações. Neste sentido, a família é o espaço onde se aprende a viver, ser e estar, e onde se começa o processo de conscientização dos valores sociais inerentes à sociedade e sem os quais está não consegue sobreviver.

Portanto, é neste ambiente que o indivíduo aprende a respeitar os outros e a colaborar com eles. Podemos afirmar então que o meio familiar exerce uma das mais importantes influências no desenvolvimento dos filhos, pois é no seu meio que o homem nasce e existe e onde se desperta como pessoa.

JUSTIFICATIVA:

Considerando as inúmeras transformações na sociedade, o universo familiar vem sofrendo novas formas de organização, crenças, valores e práticas, assumindo novos modelos, a fim de se adaptar as inovações da sociedade. Neste contexto, o modelo tradicional de família (pai, mãe, e filho), foi sendo substituido por uma variedade de estruturas familiares. Portanto, esse projeto se justifica pela necessidade de ajudar os educandos e sua família a compreender os motivos que os levam a agir de forma saudável ou não em seu ambiente familiar.

Julgamos importante trabalhar com o educando e sua família, a fim de aprofundar na sua história, conhecer as origens de cada família, seus valores, costumes e crenças, a fim de promover mais diálogo e uma maior aproximação entre família e educando. Pretendemos então, fortalecer os vínculos familiares, trabalhando a partir da realidade dos educandos, considerando sua história, potencializando tudo que este aluno carrega de bom, de positivo dentro desta familía.

OBJETIVOS

- Conhecer suas raízes familiares.

- Compreender a origem dos hábitos, costumes e tradições da sua família.

- Recuperar suas raízes a fim de construir sua história.

- Recuperar suas raízes, a fim de construir sua história.

- Fortalecer os vínculos familiares.

- Reconhecer a família como um bem valioso.

- Compreender a importância da convivência harmoniosa na família.

- Identificar os pontos positivos e negativos da família, buscando melhoras significativas.

DESENVOLVIMENTO

As aulas serão desenvolvidas a partir de cada capítulo do “Livro da Família, são estes:

• Conhecendo a si mesmo.

• Árvore geneológica.

• História do pai.

• História da mãe.

• Avôs paternos.

• Avôs maternos.

• Bisavòs paternos.

• Bisavós maternas.

• Trisavós.

• Tataravós.





CULMINÂNCIA

Encerrar o projeto na festa da família.

Confeccionar lembrancinhas (Pode ser uma casinha de EVA com um versículo ou porta retrato com foto da família do aluno).

Obs: A culminância fica em aberto, uma vez que não temos certeza quanto à duração do projeto, talves ele termine depois da festa da família, ou antes.


Projeto feito por: Claúdia Bueno, Tatiane Belizário, Ivana Brandão.


Projeto Bibliotéca Teen

APRESENTAÇÃO

Os livros são muito importantes, tanto para a formação cultural, quanto para a formação do indivíduo enquanto cidadão, pois é um métodos eficaz de inclusão social e aprendizagem. É na Bibliotéca, em meio a tantos livros que mundos diferentes são descobertos pelas crianças, adolescentes e adultos. Mas, com o advento da tecnologia, computadores e internete infelizmente muitas Bibliotécas têm caído no esquecimento, sendo substituídas por acervos digitalizados e bibliotécas digitais.

A Bibliotéca Teen é um projeto que visa a familiarização e valorização dos adolescentes do Centro Estudantil com a Bibliotéca do Projeto através de diversas atividades que contribuem para que cada educando valorize o espaço, os livros e, principalmente, a leitura.



JUSTIFICATIVA

Apesar da Bibliotéca ser um dos locais do Centro Estudantil onde há as mais diversas fontes para o conhecimento de modo geral, é o lugar menos visitado e requisitado do Projeto. Isso se remete talvez à falta de estímulos e familiarização dos educandos com o espaço e com os livros; à falta de conhecimento do acervo da Bibliotéca e à organização atual, que não favorece para que o educando encontre o material desejado.

Sabemos que a leitura, como diz um antigo chavão, “é a chave do conhecimento”. Conhecimento cultura, social, psicológico, empírico, etc. Através da leitura viajamos em mundos nunca antes conquistados, abrimos espaço para a imaginação, além de melhorar significativamente o desenvolvimento da escrita.

Por isso, percebemos a necessidade de um trabalho com os educandos do Centro Estudantil dentro da Bibliotéca, trabalho este que transforme a Bibliotéca em um lugar atrativo.



OBJETIVOS

• Familiarizar os educandos do Centro Estudantil com a Bibliotéca do Projeto;

• Envolver os educandos na organização da Bibliotéca;

• Interagir os educandos com as atividades que podem ser realizadas na Bibliotéca;

• Despertar nos educandos o prazer pela leitura e consequentemente melhorar o desenvolvimento da escrita;

• Levar os educandos a cuidar com zelo da Bibliotéca do Centro Estudantil;

• Desenvolver competências de solidariedade, em um trabalho voluntário dos educandos para servir a seus colegas dentro da Bibliotéca nos trabalhos e pesquisas escolares;

• Listar os livros da Bibliotéca através da catalogação, organizando-os por categoria;

• Promover visita a Bibliotéca Pública de Belo Horizonte;

• Realizar atividades nas aulas de Informática para a confecção de etiquetas para os livros, assim como a fabricação do catálogo, da ficha literária e da logo e slogan da Bibliotéca Tenn;

• Despertar nos educandos o interesse pelo acervo de livros da Bibliotéca do Centro Estudantil;

• Permitir o empréstimo dos livros da Bibliotéca para os educandos, para que leiam em casa ou realizem pesquisas escolares diversas;

• Fazer da Bibliotéca um lugar atrativo, organizado, útil e prazeroso de se estar.



DESENVOLVIMENTO

Primeiramente será ministrada uma aula para a apresentação do Projeto Bibliotéca Teen, abordando a função e a importância da Bibliotéca, tipos de acervos e suas categorias.

Pode ser realizada também uma visita à Bibliotéca Pública de Belo Horizonte, para conhecimento do funcionamento e espaço de uma Bibliotéca padrão.

Após esta fase, os educandos irão iniciar um trabalho dentro da Bibliotéca, de organização do acervo.

As turmas do MQV1 e MQV2 irão realizar um levantamento dos livros, classificando-os por categoria (se dicionário, enciclopédias, guias, revistas, jornais, textos informativos, livro didático, literatura infanto-juvenil, livros de histórias, etc), quantidade de exemplares e autor. Tudo isso será anotado pelos educandos. É importante ressaltar que uma turma deverá dar continuidade ao trabalho da outra.

Após o levantamento do acervo literário, os educandos irão catalogar os livros, digitando os dados recolhidos na tabela do catálogo, que será dividido por categoria (tipo de literatura).

O catálogo deverá conter as seguintes colunas: número do livro, nome do livro (incluindo o volume), quantidade de exemplares e nome do autor. O catálogo também deverá impresso para consultas.

Encerrada a fase de catalogação dos livros serão anexados os envelopes na contracapa para a ficha literária. Depois os livros serão organizados nas prateleiras, separados de acordo com o tipo de literatura.

A ficha literária deverá ter os seguintes dados para serem devidamente preenchidos em caso de empréstimo: autor, número, título (tudo isso para o cabeçário). Uma tabela com colunas para preenchimento do nome do aluno, turma, retirada e devolução.

Depois de anexada as fichas literárias, teremos o início da próxima fase, que deverá acontecer no começo do mês de junho, para o início do “Projeto Leitura e Escrita”.

Nessa fase, será escolhido mensalmente um casal, sendo um educando (a) do MQV1 e outro (a) do MQV2 para serem os “Bibliotecários Teens”, os quais serão responsáveis pela Bibliotéca durante todo o mês.

Nesse caso, os educandos do CPV 1, 2 e 3 serão servidos e monitorados pelos Bibliotecários Teens, em caso da necessidade de empréstimo de livros, auxílio a pesquisas diversas, etc. Para tanto, será reservado um horário, combinado entre as educadoras, para que este trabalho seja possível, de forma que não interfira nas atividades rotineiras em sala de aula dos escolhidos a Bibliotecários.

A função e os deveres dos Bibliotecários Teens do mês serão:

1. Usar o crachá de identificação (que será feito com foto em mangá personalizado para cada educando responsável do mês);

2. Ser educado e cordial com os colegas;

3. Estar disposto a auxiliar e servir os colegas nas escolhas por livros e nas pesquisas escolares;

4. Manter organizada a Bibliotéca e ensinar os usuários a mantê-la limpa, organizada e em silêncio;

5. Usar o computador da Bibliotéca com mordomia;

6. Fazer o controle da entrada e saída dos livros (retirada e devolução);

7. Estar disposto a servir com solidariedade e alegria.

Este projeto fará parte dos projetos que serão aplicados no início do ano, sendo:

• Projeto Solidariedade: ser solidário ajudando e servindo ao próximo através da organização da Bibliotéca e do serviço voluntário como Bibliotecário Teen.

• Projeto Vida Saudável: destaque à importância dos livros e da prática da leitura para uma mente saudável, o que pode interferir em um bom funcionamento de todo o corpo. Um bom livro também é um bom alimento para a mente.

• Projeto Orientação Vocacional: abordagem da profissão de bibliotecário, do novo curso oferecido pela UFMG “Biblioteconomia”; a importância da conduta profissional (que poderá ser muito bem trabalhada durante este projeto) e desenvolvimento da ética no trabalho (concentração, disponibilidade, trabalho em equipe, busca do conhecimento dentro da área de atuação, etc).

• Projeto Leitura e Escrita: através do despertar do interesse pelos livros, pelo local do Centro Estudantil onde eles se encontram; despertar pelo gosto da leitura; a influência da leitura na escrita (coerência, idéias, despertar da imaginação, etc). Utilização da Bibliotéca para emprestimos de livros de forma sistematizada.



Projeto elaborado por Adenilson juntamente com a coordenação pedagógica do Centro Estudantil